Borracha Reciclagem E Reuso
Artigo: Borracha Reciclagem E Reuso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gerson.junior17 • 5/9/2014 • 901 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
Já em 1909, em Heipizig na Alemanha, havia a trituração e a separação da borracha de vários artefatos. Em 1960 a borracha reciclada era fornecida para as indústrias de artefatos de borracha. Óleos importados baratos, difusão do uso da borracha sintética e desenvolvimento de pneus radiais diminuíram o interesse em se triturar os pneus inservíveis. Os pneus inteiros, como provocam taxas de combustão superiores quando comparados aos pneus triturados, geram emissões orgânicas mais elevadas[12].
A Environmental Protection Agency – EPA fez uma simulação de queima de pneus usados em uma câmara de combustão controlada, realizando um estudo sobre as emissões produzidas. Estas emissões caracterizam uma queima real, porém suas concentrações podem não ser representativas[13]. Tecnología necesaria
Tecnologias Utilizadas para a Reutilização, Reciclagem e a Valorização Energética
As tecnologias mais utilizadas para a reutilização, reciclagem e a valorização energética de pneus usados são[15]: recapagem, recauchutagem e remoldagem de pneus; co-processamento em fornos de cimenteiras; retortagem ou co-processamento de pneus com a rocha de xisto pirobetuminoso; pavimentação com asfalto-borracha; queima de pneus em caldeiras; utilização na construção civil; regeneração de borracha; desvulcanização; obras de contenção de encostas (geotecnia); indústria moveleira; equipamentos agrícolas; mineração; tapetes para reposição da indústria; solados de sapato; cintas de sofás; borrachas de rodos; pisos esportivos; equipamentos de playground; tapetes automotivos; borracha de vedação; confecção de tatames; criadouros de peixes e camarões; amortecedores para cancelas em fazendas; leitos de drenagem em aterros, entre outras.
Recapagem, Recauchutagem e Remoldagem de Pneus
O pneu é reconstruído a partir de um pneu usado, onde se repõe uma nova banda de rodagem, podendo incluir a renovação da superfície externa lateral, abrangendo os seguintes métodos e processos: recapagem, recauchutagem e remoldagem.
O processo de recapagem consiste na remoção da banda de rodagem, no reparo estrutural da carcaça com cordões de borracha e na utilização de cimento para colar a banda de rodagem na carcaça. Os ombros dos pneus não são removidos neste processo.
O processo de recauchutagem consiste na remoção da banda de rodagem e dos ombros do pneu. No processo a frio o desenho já está pré-vulcanizado nas bandas de rodagem a serem aplicadas nas carcaças dos pneus já reparadas. Além disso, em tal processo os pneus são vulcanizados em autoclaves, não necessitando de moldes para a formação do desenho no pneu[19].
Vulcanização:
Inventada em 1839 pelo americano Charles Goodyear, a vulcanização permitiu a obtenção da borracha de alta resistência usada nos pneus dos veículos automotores.
Histórico da borracha.
A borracha já era conhecida dos índios antes do descobrimento
da América. Charles de la
Condamine foi o primeiro a fazer um estudo científico sobre a
borracha, que ele conhecera durante viagem ao Peru,em 1735.
Um engenheiro francês, Fresnau, que la Condamine havia
encontrado na Guiana, estudara a borracha no local e concluíra
que esta não era senão "uma espécie de óleo resinoso
condensado".
O primeiro emprego da borracha foi como apagador.
Priestley, na Inglaterra, difundiu-o e a borracha recebeu em
inglês o nome de "India Rubber", que significa "Raspador da
Índia". Macquer, retomando os trabalhos de la Condamine, pela primeira vez indicou o
modo de fabricação de tubos flexíveis de borracha. Desde então numerosos artesãos
se interessaram pela borracha.
Essa matéria-prima
vegetal, proveniente da planta conhecida vulgarmente como seringueira, é nativa da
Amazônia. A história da borracha natural no Brasil é um enredo que pouco fica a dever à corrida do
ouro americana. Por quase cinqüenta anos, da segunda metade do
...