Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e sua importância para o usuário
Por: Preletora Ferreira • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 460 Visualizações
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e sua importância para o usuário
Acadêmico(a) Raquel Ferreira de Souza
Tutor Externo(a) Maristela da Silva Truppel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES0295) – Estágio I
20/02/2018
1 INTRODUÇÃO
O Estágio obrigatório supervisionado I no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Eldorado, foi formado por várias etapas. Houve o processo envolvendo os documentos; Termo de Compromisso de Estágio; Plano de Estágio; Diários de campo e por fim os trabalhos acadêmicos referentes ao estágio obrigatório I.
No campo de estágio passou-se a observar todas as ações e trabalhos dos profissionais da instituição e principalmente da supervisora de Campo Assistente Social Cleonice A. Vitkovski.
Foi realizado o Estudo e Análise da Instituição, o qual foi de suma importância para o crescimento e amadurecimento da estagiária, pois pode conhecer a realidade da instituição, das demandas atendidas, trabalho dos profissionais e aprofundar os conhecimentos sobre o CRAS.
O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, localizado em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistencias de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos, a articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social básica.
O CRAS – Jardim Eldorado é uma unidade que visa o apoio as famílias e indivíduos garantindo os direitos, com ênfase na convivência familiar, por isso é caracterizado como a principal porta de acesso da família na política de proteção básica.
O grande objetivo do CRAS – Jardim Eldorado é prevenir a situação de vulnerabilidade e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
São inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo CRAS, porém nesse relatório de estágio obrigatório I será destacado o trabalho de motivação, acompanhamento, fortalecimento de vínculos familiares e a primeira etapa desse processo de confrontamento entre a prática é a teoria.
2 RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
O público alvo atendido pelo CRAS Jardim Eldorado são segmentos da população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social, privação como ausência de renda, precário ou nulo aos serviços públicos. Vítimas do álcool, drogas, transtorno mental, pobreza extrema, denúncias e negligência contra a criança, adolescente e idoso.
Através dos atendimentos pode-se perceber que o usuário chega ao CRAS Jardim Eldorado muitas vezes fragilizado e sem perspectiva de vida. É nesse momento que entra em ação uma equipe técnica preparada para fazer o trabalho de motivação, acompanhamento, fortalecimento de vínculos, direcionamentos e garantia de direitos.
A estagiária pôde perceber em alguns atendimentos em que participou, a importância que a Assistente Social Cleonice A. Vitkovski e sua companheira de trabalho dão as famílias atendias, olhando nos olhos dos usuários, falando com clareza sobre seus direitos, sempre motivando e frisando a potencialidade dos mesmos, fazendo com que as famílias saiam da instituição com um novo olhar, novas direções, algumas com soluções e perspectiva de futuro.
Percebe-se então que este trabalho tem como objetivo prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; potencializar vidas, resgatar famílias e melhoria da sua qualidade de vida; Mostrar a ampliação do universo artístico e cultural das famílias, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.
2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
Observou-se o trabalho realizado pela equipe e principalmente pela supervisora de Campo Cleonice A. Vitkovski onde atendia às demandas fazia relatórios e enviava documentos dos mesmos, e por vezes dava atenção às ligações telefônicas de usuários.
Participou-se de reuniões com famílias, auxiliou-se na interação com crianças para um bom atendimento aos pais.
Houve também uma reunião de toda equipe com o diretor do CRAS para melhoria do funcionamento da instituição.
A estagiária foi muito bem acolhida e envolvida pela equipe de profissionais do CRAS - Jardim Eldorado onde a receberam com muito carinho e profissionalismo.
2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
A supervisora de campo Cleonice A. Vitkovski foi de grande importância para os trabalhos desenvolvidos no CRAS Jardim Eldorado, pois exerce seu trabalho com competência e profissionalismo, tendo visão da realidade social em que se encontra a demanda atendida.
2.2.1 Auto-Avaliação
Realizar o estágio obrigatório I no CRAS Jardim Eldorado foi de grande importância e crescimento para a estagiária.
Apesar de já trabalhar com famílias e comunidades fragilizadas, pôde perceber que existem direitos que a população desconhece que tem, existem portas que podem ser abertas se o usuário for buscar e que tem uma equipe preparada para atender, orientar, informar e buscar soluções.
O estágio obrigatório I foi de observação, nesse período a estagiária observou e contribui na medida do possível com sugestões e conteúdos para atividades que serão realizadas na instituição.
2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais
É necessário uma disponibilização de recursos e materiais a ser
...