CEPE
Tese: CEPE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehfenile • 2/7/2014 • Tese • 421 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A enfermagem é realizada por técnicas, pensamento crítico e importante tomadas de decisões acerca de conhecimentos teóricos.
Com o passar dos anos e o processo de atualização e reciclagem dos profissionais é possível constatar quão exigente é a profissão do enfermeiro, onde além de solicitar técnicas corretas de processos de enfermagem, requer que o enfermeiro pense e olhe para os pacientes como um todo, ou seja, de maneira holística.
Contudo, além dessas atribuições, o enfermeiro necessita pensar e se preocupar com os aspectos ético-legais, que englobam não só ele, mas também seus pacientes e a instituição no qual ele presta serviços. E para tal, o profissional precisa estar acerca de seus direitos e deveres previstos em leis.
A classe da área de enfermagem junto à população é amparada pelo CEPE, que é o código de ética dos profissionais de enfermagem, onde este é organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
De maneira geral, a enfermagem tem como objetivo zelar pelo bem estar integral da população com o qual atua, e com isso decidir quais os melhores caminhos a serem escolhidos em determinadas situações, lembrando sempre da responsabilidade ético-legal para com todos. Pois, a falta desse zelo se dá por negligência, imperícia e/ou imprudência. E com isso, os profissionais podem ser penalizados por seus atos.
Porém, além das leis que os profissionais devem conhecer e seguir, os aspectos éticos são individuais, criados a partir da consciência de cada um e as vivências pessoais.
ETAPA 2
QUESTÃO 1
A reformulação do CEPE foi embasada principalmente na necessidade e direito da população em relação à assistência de enfermagem e também nos interesses do profissional e de sua organização. O Conselho enfatiza a pessoa família e coletividade afim de que os trabalhadores de enfermagem estejam unidos aos usuários na busca por uma assistência eficaz, livre de danos e riscos e que seja acessível a toda população. O CEPE está organizado por assunto aborda princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
QUESTÃO 2 - Art. 29 – Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
De acordo com o CEPE, o profissional que cometer alguma infração ética será penalizado conforme suas disposições previstas no mesmo. A gravidade da infração será caracterizada por meio da análise do fato, seus danos e complicações causadas. No caso da promoção da eutanásia terá como penalidades a suspensão do exercício profissional ou até mesmo a cassação do direito ao exercício profissional de enfermagem.
...