CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Dissertações: CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigobr • 19/11/2013 • 3.227 Palavras (13 Páginas) • 403 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FERNANDA RIBEIRO DA SILVA RA 269521
HERMES SEBASTIÃO MISQUITA JÚNIOR RA 265808
JAMIL GOMES DA CRUZ RA 254492
NELY DIAS DE MELO RA 265856
PRUDENCIO QUIRINO NETO RA 262869
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
CATALÃO
2012
FERNANDA RIBEIRO DA SILVA RA 269521
HERMES SEBASTIÃO MISQUITA JÚNIOR RA 265808
JAMIL GOMES DA CRUZ RA 254492
NELY DIAS DE MELO RA 265856
PRUDENCIO QUIRINO NETO RA 262869
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Desafio de Contabilidade de Custo apresentada ao Curso de Contabilidade Pólo de Catalão-GO, para obtenção parcial de nota.
Prof. Msc. Glenda de Almeida Soprane
CATALÃO
2012
1INTRODUÇÃO 3
2 IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO 4
Município: GOIANDIRA-GOIÁS 4
Breve relato histórico: 4
Localização Geográfica. 5
População 5
Orçamento previsto para o ano de 2011. 5
Orçamento por Habitante. 6
3.ORÇAMENTO PÚBLICO 7
Classificação e Estágios da Receita Pública 7
Classificação, Classificação Econômica e Funcional programática da Despesa Pública: 8
4. MODALIDADE DE LICITAÇÃO DA AQUISIÇÃO OU CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO..................................................................................................................................11
5.CONCLUSÃO..... 13
6.REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 14
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais podemos notar o crescente interesse da população em ver o orçamento de suas cidades, a cada dia vemos mais pessoas discutindo, criticando, elogiando e até mesmo dando sugestões do que deveria ou não ser feito com o dinheiro destinado a melhoria do município. Essa ferramenta que é coloca a disposição da população para acompanhar os gastos da prefeitura é sem duvida a forma mais eficaz de fiscalizar o destino que tem o dinheiro pago em taxas, tributos e outras contribuições pagas ao município.
Ainda assim para a grande maioria da população o orçamento que é divulgado continua sendo um grande amontoado de papéis e números que não condizem com a realidade da destinação que tem a receita municipal, ou até mesmo não tem significado nenhum por não entenderem para que sirva.
A maior parte da população ao menos tem ciência do que é um orçamento, como é feito e qual sua finalidade. A pesquisa que vamos apresentar a seguir tem como objetivo principal explicar de forma clara e objetiva como são feitos os orçamentos de uma forma geral, e mostrar qual a destinação em valores pretendida para cada área do setor publico.
Para o melhor entendimento do que é o orçamento publico teremos como base a cidade de Goiandira, a base de nossa pesquisa será o orçamento divulgado para o ano de 2011, vamos citar e mostrar com alguns detalhes partes da destinação das receitas municipais, da forma mais clara e objetiva possível, visando o entendimento da proposta adotam para essa pesquisa.
ETAPA 1
2 IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO
Município: GOIANDIRA-GOIÁS
Breve relato histórico:
Goiandira é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 4.761 habitantes. O território de Goiandira foi habitado primitivamente pelo ramo meridional da tribo dos Caiapós, hoje conhecidos como Panará, e que na época espalhada por quase todo o Triângulo Mineiro, sul e sudoeste goiano e norte paulista. Sua existência é comprovada pela família dos Bugres ali falecidos em 1940, além dos restos de utensílios de barro encontrado sem escavações às margens do córrego adjacentes. Conhecida como "Sesmaria de Campo Limpo" integrante do vasto território do antigo "Sítio do Catalão", em cujas imediações passaram a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva - o Anhanguera - na segunda metade do século XVII. Em 1800, Tomás Garcia, vindo de Minas Gerais, tomou posse de vasta extensão de terras que compunham a sesmaria de? Campo Limpo?, transmitindo metade das terras a Jerônimo Teixeira, ao preço de cem réis o alqueire. Esses conquistadores e os tropeiros e carreiros foram os devassadores da região. Com a chegada de várias famílias à região, já no século XIX, a procura de terras melhores, os pioneiros da cidade formariam o Distrito de Goiandira, cuja sede se levantou em terreno predominantemente argiloso, daí a designação "Terra Branca".
O povoado de Campo Limpo crescia lentamente, até que chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Goiás dando-lhe vigoroso impulso econômico. Elevou-se a distrito, em 25 de janeiro de 1915, pela Lei Municipal nº 39, de Catalão. Buscando ampliar a linha férrea existente no país, no ano de 1913 foi erguida a estação férrea na Fazenda Campo Limpa, que recebeu o nome de Goiandira por determinação do engenheiro da ferrovia, na linha Araguari-Goiandira, da Estrada Férrea Goiaz. Ao atingir um bom nível de desenvolvimento, gerado, mormente pela ferrovia, deu-se sua emancipação, em 6 de maio de 1931, o então Interventor do Estado de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, pelo Decreto nº 799, criava o
...