Capitilo V, do livro de Potyara “Política Social Temas&Questões”
Por: johjohsy • 27/6/2016 • Resenha • 871 Palavras (4 Páginas) • 1.045 Visualizações
Universidade Estadual Do Centro-Oeste Setor de Ciências Aplicadas Departamento de Serviço Social Acadêmica: Josiane do Belém Pereira Professora: Andressa Kolody Diciplina: Política Social 2° Ano Serviço Social |
Capitilo V, do livro de Potyara “Política Social Temas&Questões”
Concepções e propostas de política social: tendencias e perspectivas, pg163 à 183.
Logo no começo do capitulo é exposto o conceito que vários autores tem sobre o que seria política social, e como nos ultimos tempos esta tão dificil de defenir e conceituar esse termo, pelo fato de existirem vários autores e varias definiçoes que tentam compreender melhor o que seria e como coloca-la em pratica. Basicamente o texto de Potyara explorara categoricamente os conceitos atravez dos quais se distinguem a politica social.
A autora faz um apanhado da ideia de vários autores sobre esse termo, que é tão complexo e que segundo ela surge atraves das relaçoes de Capital x Trabalho, Estado x Sociedade e sobre os principos de Iiberdade e Igualdade, porem alguns dos autores citados durante o texto tentam defenir politica social com base em suas ideologias e crenças.
Dentro de um contexto historico politica social pode assumir vários papeis mais sempre com o mesmo proposito como esclarecem Alcock(1996) e Baldock et all (1999) “ a política social se refere tanto a uma disciplina academica, que é estudada em estabelecimento de ensino, quanto ao conteudo dessa disciplina. Ademais, ela e indentificada como uma politica de ação, que tem perfil, funçoes e objetivos próprios e produz impactos no contexto em que atua”. (pg 166)
A politica social vista em forma de disciplina e dotada de conhecimento caracteristico de um processo teorico que se da atraves de experiencias vividas. Assumindo esse papel de disciplina academica a politica social rompeu com alguns pre conceitos assumindo assim particularidades próprias, disso ressultou uma distinção entre as politicas sociais e as politicas de ação e tambem com as admistraçoes de açoes politicas que se empregam hoje em dia.
Apesar do termo politica social estar relacionada a vários temas e conteudos politicos, ela tem sua especividade e o fato é que como politica de ação ela tem como principio atender e garatir alguns direitos sociais (leis sociais) que garantem que as principais necessidades humanas seram atendidas, assim sendo a politica social esta claramente vinculada ao Estado, governos, políticas e aos movimentos da sociedade.
O que a autora nos apresenta diferente de alguns autores, é que a politica social não deve ser apesar um instrumento de ajuda momentanea, pois a sociedade é uma grande macroestrutura que esta em tensa vinculação com o estado, afirmando que as politicas sociais vão muito alem de distribuição de recursos, ela tem como dever se perguntar como se criam as necessidades e se distribuiem fazendo essas posiçoes tão desiguais entre os cidadãos, afim de modificar essa situação em defenitivo.
Assim se faz necessario a participação do Estado nessas demandas promovendo, “politicas publicas para o planejamento e execução de procedimentos e metas voltadas para a satisfazer as necessecidades sociais”(pg173). Contudo as politicas publicas incluem participação ativa dos cidadãos como um controle democratico. Os mandatos governamentais podem interferir nas politicas publicas e cabe a sociedade ir em defesa da institucionalidade e legalidade dessas politicas, assim se reforça a ideia de liberdade positiva como condição basica para a participação politica e civica.
...