Características da população em situação de rua
Por: Pollynepas • 24/5/2017 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A população de rua é muito heterogênea, constituída de homens e mulheres de diversas idades e com diferentes históricos. Estudos indicam que grande parte dessa população concluiu o Ensino Fundamental, sendo 80% dessas pessoas alfabetizadas e mesmo nas ruas trabalham em busca de sua sobrevivência, ainda que seja em subempregos como guardadores de carros, por exemplo. Há ainda uma parcela menor desses moradores que se dedica a construção civil e a serviços de limpeza.
Assim como não há um perfil que represente o morador de rua, as causas para que ele se encontre nessa situação também são muito diversas. São muitos os fatores que levam as pessoas a viverem nas ruas, entre eles podemos citar: desemprego, endividamento, pobreza extrema, migração para as grandes cidades, etc.
Existem também os chamados fatores biográficos, ou seja, relacionados à vida particular de cada um: envolvimento com álcool e drogas, problemas de saúde, problemas psicológicos, depressão, perda parcial ou total das reações familiares e afetivas, etc. Além disso, fatores da natureza podem levar o indivíduo a viver na rua, como terremotos, enchentes e outros fenômenos. Há também os trecheiros que são indivíduos que estão de passagem de uma cidade a outra e acabam se encontrando na situação de morador de rua.
Muitas vezes o que acontece é uma soma de diversos fatores que levam o indivíduo a viver nas ruas. Em todos esses casos o que vemos em comum entre a população em situação de rua é que estão ali por falta de opção. Ninguém mora na rua porque quer. Os fatores que levam os indivíduos a viver na rua são agravados, muitas vezes, pela ineficiência das políticas públicas voltadas para esses cidadãos e pela falta de verdadeiras políticas de inclusão, de reinserção do indivíduo na família e na sociedade.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da população em situação de rua. Brasília, 2014. <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_populacao_situacao_rua.pdf>. Acesso em: 26 maio 2016.
...