Ciencia Politica
Ensaios: Ciencia Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arianysiqueira • 21/11/2013 • 946 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
Caso Concreto 12
Tema:Negócio jurídico. Requisitos de validade.
Julia e Gustavo celebraram pacto antenupcial por escritura particular, determinando como forma de regime de bens, a comunhão total e, em seguida se casam. Neste caso, está correto afirmarmos que foram atendidos todos os requisitos de validade do negócio jurídico? Justifique.
QUESTÕES OBJETIVAS (respostas justificadas):
1) Assinale o item correto, justificando-o:
I- Os fatos naturais, em razão de serem provenientes de forças da natureza, não possuem repercussão no mundo jurídico.
II- Apenas os atos lícitos conduzem à vontade pretendida pelo agente.
III- O negócio jurídico para ser válido há de ser, necessariamente, bilateral.
IV- Fato Humano é sinônimo de Ato.
a) I, II e IV corretas.
b) II, III e IV corretas.
c) todas corretas.
d) II e IV corretas.
e) I, III e IV estão corretas.
2- (Concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul – 2006).
Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete:
a) Ato falho.
b) Ato ilícito.
c) Ato impróprio.
d) Ato decisório.
e) Ato legal.
Caso Concreto 13
Tema: Posições jurídicas passivas: dever jurídico, sujeição, obrigação e ônus.
Gilberto Barbieri estabeleceu relação jurídica de direito processual com o INSS, pretendendo revisão do valor dos proventos de sua aposentadoria por tempo de serviço, que reputa defasados. Dentre os diversos requerimentos feitos, consta o de a autarquia previdenciária ser compelida a apresentar ao juízo cópia integral do processo administrativo concessor do benefício. Indaga-se:
A partir da análise do seguinte dispositivo legal, é cabível tal pedido?
Código de Processo Civil
Art. 333. O ônus da prova incumbe:
I- ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito;
...
Caso Concreto
Tema: Posição jurídica ativa: direito potestativo.
Claudete, proprietária de imóvel que está locado a Francismar, almejando obter recursos, vende o bem a Jeferson. O locatário quando tem ciência do fato, faz contato com a, até então, locadora, questionando sua conduta, e esta diz que satisfação não lhe deve, posto que, na qualidade de proprietária, tem liberdade de destinar seu bem como melhor entender. A partir da análise do dispositivo legal abaixo, pergunta-se: Qual a natureza jurídica do direito de Francismar com relação à preferência para a aquisição do imóvel locado?
Lei nº 8245/91 – Lei do Inquilinato
Art. 27. No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca.
...
QUESTÕES OBJETIVAS:(respostas justificadas)
1. Lucas ajuizou ação com pedido de indenização em face de Maria, pelos danos causados ao seu carro em um acidente de trânsito. Para representá-lo durante o referido processo escolheu o advogado Clóvis Coutinho, para quem estabeleceu uma procuração com os poderes específicos necessários à atuação deste profissional. O direito de Lucas de desconstituir o seu advogado, revogando a procuração outorgada, é:
a) Direito subjetivo.
b) Direito potestativo constitutivo.
c) Direito potestativo extintivo.
d) Direito potestativo modificativo.
e) Expectativa de direito.
2) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso, justificando as afirmativas
...