Como avaliar o projeto de pesquisa na educação científica?
Resenha: Como avaliar o projeto de pesquisa na educação científica?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: murilomoreiras • 21/2/2015 • Resenha • 3.067 Palavras (13 Páginas) • 269 Visualizações
Resenha: COMO AVALIAR UM PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?
Segundo o texto o trabalho de um pesquisador não se limita à produção de um texto para publicação ou de um projeto para apresentar à comunidade e receber auxílio para sua execução. Ele é muito mais do que isso. O trabalho cientifico visa buscar respostar, soluções e melhorias para a vida da sociedade no contexto geral, facilitando a interação das pessoas com o meio e com elas mesmos, além de contribuir para a compreensão do mundo.
O trabalho cientifico se funde nos preceitos de que algo precisa de uma resposta ou algo precisa ser melhorado, dessa ideia nasce um trabalho cientifico. Sendo assim, o trabalho cientifico deve estar pautado em perguntas e possíveis soluções para tal problema.
O texto traz indagações de como seria um roteiro a ser seguido para a avaliação que são os seguintes: Há uma descrição detalhada do problema a ser resolvido? O novo conhecimento produzido está em evidência? Sua localização no âmbito da produção bibliográfica é clara? Os referenciais teóricos que fundamentam o trabalho são reconhecidos? A metodologia utilizada é confiável ? A análise dos dados é rigorosa? Esses mesmos critérios são exigidos na exposição de seminários, na defesa de teses, na apresentação de trabalhos em congressos.
O início do trabalho cientifico começa com uma pergunta base, pois sem uma dúvida ou um problema não há o porquê dar início a uma pesquisa. As perguntas certas são aquelas que podem ser efetivamente respondidas dentro do assunto pesquisado. Ou seja, conseguidas as perguntas certas, a obtenção das respostas desejadas se aproxima mais da solução de um exercício de fim de capítulo do que da produção de uma obra de arte.
Para a pesquisa cientifica é imprescindível que haja uma boa pesquisa cientifica para analisar os dados já publicados sobre tema/pergunta a ser analisado, pois será menos trabalhoso fazer uma pesquisar e verificar na bibliografia se existe ou não trabalho jas publicados sobre o assunto do que elaborar todo um projeto, aplicar a metodologia e na hora das discussões e publicação descobrir que o trabalho que seria ‘inédito’ e ‘importante’ para a comunidade no geral é apenas uma repetição de dados já estudados.
A revisão bibliográfica traz artifícios para elaboração de novas questões para futuras pesquisas cientificas além de sanar dúvidas que possam surgir ao longo da elaboração do projeto de pesquisa.
A fundamentação teórica da pesquisa favorece o pesquisador para se apoiar no contexto em que será pesquisado, além de norteá-lo a fazer as perguntas certas e procurar respostas que superam essa pergunta.
Outro ponto que o texto traz como sendo favorável para a elaboração de um projeto de pesquisa é a buscar/elaboração de uma metodologia de pesquisa que visa a aplicação de uma técnica para elaboração de resultados que venham de acordo com o que esta sendo tratado na pesquisa, ou seja, se uma pesquisa visa solucionar o problema de “A”, a metodologia tem que ser referente a “A” e o resultado tem que ser aproximado a “A” ou “A´” , os resultados podem ser diferentes de “A” levando em consideração as variáveis. Por isso a metodologia deve ser elaborada com base em todos os fatores que podem influenciar os resultados que serão obtidos.
Segundo o texto, as tendências mais recentes na pesquisa educacional apontam para o uso crescente de tecnologias mais refinadas de produção de dados experimentais, substituindo, quando possível, observações sistemáticas e gravações em audio, por gravações em vídeo, às vezes de múltiplos pontos de vista. Obtem-se sem dúvida dados mais completos e mais confiáveis, mas também mais complicados de analisar. Será que devemos trabalhar com todos os aspectos interessantes dos dados? Será que para sermos objetivos e rigorosos não podemos deixar nada de lado.
A observação e analise de dados deve ter uma visão geral e significativa dos dados e consequentemente devem ser dados que possibilitam a formulação de hipóteses abrangentes, facilitando e descartando qualquer dado que não esteja contribuindo para a pesquisa ou fazendo com que o pesquisador busque novas metodologia para a aquisição de novos dados.
O texto traz também que o processo cíclico também mantém o pesquisador com hipóteses provisórias, que poderão ser reforçadas sucessivamente, mas que não o impedem de observar aspectos contrastantes ou não totalmente compatíveis; isso aumenta a chance de produzir conhecimentos efetivamente inovadores.
O texto apresenta também indícios se um projeto cientifico é de excelência e importância se contém as seguintes características:
RELEVÂNCIA DO TEMA - Podemos considerar inicialmente como importante a relevância do tema do projeto. Com isso entendemos que deverá ser focalizada tanto a relevância objetiva, ou seja, a relevância da pesquisa proposta e como ela se insere na problemática da área, quanto a relevância subjetiva, ou seja, quanto ela é importante para as perspectivas do pesquisador, pois dessa forma teremos alguma garantia de que ele não assumirá uma postura burocrática e não cederá frente às dificuldades.
COMPETÊNCIA DO PESQUISADOR - Outro ponto será a competência do pesquisador. Aqui também teremos a competência objetiva, sinalizada pelo volume e importância dos trabalhos realizados e pelo número de pesquisadores formados, e a competência subjetiva, sinalizada pelo tipo de problemas nos quais está envolvido e pela capacidade de solução mais recente.
QUESTÕES LEVANTADAS - Outro ponto será analisar as questões levantadas pelo projeto. Estamos nos referindo às objetivas, ou sejas, às questões claras e que apontam para pontos precisos a serem investigados, e também às questões subjetivas, ou seja, às dicas heurísticas que ajudarão o pesquisador a trabalhar durante a pesquisa até definir mais precisamente suas questões objetivas.
REFERENCIAIS - Ainda será importante analisar os referenciais e a bilbiografia adotados pelo pesquisador. Deveremos considerar não somente os referenciais objetivos, os que, no conceito da comunidade que trabalha na área, se referem ao domínio pesquisados e são considerados relevantes e estabelecidos, mas também os referenciais subjetivos, ou seja aqueles que na opinião do pesquisador terão a capacidade de sugerir analogias para desenvolver seu trabalho.
ABERTURA PARA MUDANÇAS - Finalmente, o ponto
...