Compostos Organicos Toxicos
Dissertações: Compostos Organicos Toxicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RonaldoJunior • 6/6/2014 • 2.526 Palavras (11 Páginas) • 422 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
CAMPUS TERESINA-CENTRAL - PI
JANAÍNA DUARTE NONATO
RONALDO DOS SANTOS SOUSA JUNIOR
RELATÓRIO REFLEXIVO: QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM AS PESSOAS A DEIXAREM O ENSINO REGULAR E RETORNAREM PELA MODALIDADE EJA.
Relatório reflexivo apresentado ao curso de licenciatura em Química do IFPI, Campus Teresina Central - PI, como um dos pré-requisitos avaliativos da disciplina Educação de Jovens e Adultos.
TERESINA, FEVEREIRO DE 2013
SUMÁRIO
1. Apresentação ........................................................................................... 03
2. Referencial teórico ................................................................................... 05
3. Resultados e Discussão dos dados ........................................................... 08
4. Conclusão .................................................................................................. 11
5. Referencias Bibliográficas ......................................................................... 12
2
1. APRESENTAÇÃO
O ensino na modalidade EJA (educação de jovens e adultos) vem cada vez mais tomando destaque no cenário da educação e se tornando uma necessidade real para aquelas pessoas que por vontade própria ou pelos mais variados motivos se encontraram na situação de deixar os estudos por um determinado tempo e retornaram com o desejo de concluir o ensino regular.
Ao retornarem as salas de aulas são muitas as dificuldades encontradas, a falta de apoio governamental e familiar, o difícil acesso a tal modalidade de ensino, os professores não estão qualificados ou não se adéquam as necessidades dos alunos. Esses problemas podem afetar bastante o desempenho dos alunos, mas é importante lembrar que a maioria das pessoas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos são comprometida com a aprendizagem, entendem a importância da educação, portanto estão lá por que desejam e/ou precisam.
Nessa perspectiva o presente relatório é um registro reflexivo a partir de uma pesquisa de campo realizada mediante a aplicação de um questionário de oito questões com 7 alunos do 3º módulo do curso de comércio no turno da noite no âmbito do Proeja do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Piauí. Os principais objetivos é analisar de acordo com as respostas dos alunos os principais motivos que levaram eles a deixarem os estudos na idade adequada e as dificuldades encontradas por eles ao retornarem por essa modalidade de ensino alem de analisar seus conhecimentos prévios sobre a distorção idade-série e a importância da educação de jovens e adultos.
Outro motivo de realização desse projeto é fazer uma análise sobre a importância da EJA centrando-se nos fatores que levaram esses jovens e adultos a abandonarem os estudos, traçando um paralelo entre causas que provocaram um elevado índice de evasão escolar nas instituições que oferece educação de Jovens e Adultos. As causas muitas vezes estão relacionadas a fatores de ordem social, econômico, político e cultural, que se arrastam a anos causando falta de estímulo aos alunos.
3
Não esquecendo de fazer uma análise sobre o fato de existir uma variedade de programas surgidos nos últimos anos, como Brasil Alfabetizado, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que concorrem com a EJA, Alem disso o governo tem apresentado varias ações de combate a evasão escolar revelando assim as dificuldades de apontar um caminho eficaz para o setor.
No Instituto Federal do Piauí é ofertado o PROEJA que abrange cursos que, como o próprio nome diz, proporcionam formação profissional com escolarização para jovens e adultos. Os cursos ofertados por essa modalidade de ensino segundo o site do Instituto nos diversos campus são os de: Administração, Agroecologia, Comércio, Cozinha, Informática e manutenção e suporte em informática.
Mas apesar dessas iniciativas governamentais, na prática a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil ainda podemos nos deparar com o alto índice de evasão, estrutura física inadequada, dificuldade de acesso aos locais de estudo e programas ineficazes.
4
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao ensino fundamental e/ou médio na idade apropriada. No entanto, muitas pessoas que após vários anos sem pisar na sala de aula optam por retornarem aos estudos pelo EJA ou os mais variados programas de educação de jovens e adultos (Proeja, Projovem) e encontram várias dificuldades e as vezes se evadem ate dos cursos de EJA.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), em seu artigo 37º § 1º diz:
“Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.”
O não seguimento desse ponto da LDB tem consequências graves no âmbito educacional e contribui com aquilo que chamamos de distorção idade-série, e notou-se a necessidade de programas que visam evitar tais consequências. Dentre as principais políticas apresentadas na educação de jovens e adultos pelo governo e ministério da educação para evitar a distorção idade-série podemos citar o Brasil alfabetizado que é realizado desde 2003 pelo MEC.
O
...