Comunicação interpessoal eficaz: os cinco elementos críticos.
Por: Dayse Paula • 30/5/2017 • Projeto de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Instrumentos e técnicas do Serviço Social
Comunicação interpessoal eficaz: os cinco elementos críticos.
Alunos: Dayse Paula; Diana Corina; Evane Cristina; Kézia Cristina; Paulo Henrique; Sandra Ferreira.
Professora: Mariana Cristina.
Capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade (irritação):
A contrariedade gera no indivíduo, seja em qualquer área da vida, uma raiva que se parece mais com um “vulcão em erupção” e junto vem uma “avalanche” de problemas que são ocasionados por esse sentimento. O assistente social por “natureza” trabalha com contrariedades, por exemplo, são contra a injustiça social, contra certas atitudes do governo e etc. Mas no ambiente de trabalho independente qual profissional for, é necessário saber lidar com isso, sempre irá ocorrer uma coisa a qual não gostará ou que não gostaría que acontecesse, seja com o patrão, com colegas de trabalho, clientes, pacientes/usuários.
A questão é como controlar esse sentimento?
Certas atitudes que nos ajudarão com esse problema.
1- Humildade: Humildade não significa que deve-se aceitar tudo de boca fechada, mas ouvir e refletir no que outro está falando, é uma atitude de “dilatar a mente”, “aumentar as fronteiras das ideias” , deixar ser flexível, pois ninguém é dono da razão, e pode sim, mudar de ideia.
2-Paciência: ela é uma virtude que pouco se encontra nessa sociedade, ela é baseada no autocontrole emocional, ou seja, ajuda o individuo a ser tolerante, em relação a uma situação desagradável, e também pensar nas possíveis consequências que terá caso reagir com comportamentos raivosos.
3-Resiliência: Resiliência é a habilidade de se manter calmo diante de uma situação estressante, de controlar o seu comportamento, não deixando ser levado pelas emoções “explosivas”.
...