Conexto Empresarial
Exames: Conexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatovieira • 10/5/2013 • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 361 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIA CONTABEIS
CONTEXTO EMPRESARIAL
Itajubá
2013
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Manoel Costa
Vania de Almeida Machado
Monica Maria Silva
Valquiria Gasparotte
ITAJUBÁ
2013
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2-DESENVOLVIMENTO
3-CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído e os principais conceitos que fazem parte da administração.
Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto de uma empresa jurídico do empresário, sobre a influência do contador nas empresas e como pode contribuir a serviços das empresas.
CONTEXTO EMPRESARIAL
A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Uma boa Administração identificam-se em quatro funções administrativas, sendo elas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções e técnicas administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.
Vejamos então algumas definições:
• Planejamento
Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
• Organização
Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
• Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
• Controle
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
A junção de todos esses elementos visa o cuidado em manter bem estrutura o Patrimônio da Empresa (entidade), sendo o patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio (recurso) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial. (Jose Manuel da Costa Aderbal, Nicolas Muller Marcelo, Resqueitti Tarifa)
Uma empresa visa também cuidar de seus recursos sendo os dois principais o Capital Social e Capital de Terceiros:
• O Capital Social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.
• Capital de Terceiros, como o nome já diz é o capital de outros que você trabalha na empresa, no balanço o capital de terceiros é a soma do passivo circulante e do passivo exigível a longo prazo.
Buscando o bom desempenho da empresa(entidade) e manter bem estruturado
...