Construindo Um Extintor
Casos: Construindo Um Extintor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cynt • 22/9/2014 • 746 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
Construindo um Extintor de Incêndio
1- Conteúdo Abordado
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização, uma vez que tanto o ácido como a base são consumidos e novos produtos são formados. As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e produz água e um sal.
O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.
Reações ácido-base fazem parte do nosso cotidiano. Entre vários exemplos, podemos citar: os aspectos relacionados à higiene, como a eliminação dos resíduos ácidos, deixados pelos alimentos em nossa boca, pelas pastas de dentes que possuem caráter básico; na ação dos antiácidos, tais como os hidróxidos que são usados contra a acidez estomacal e na correção da acidez do solo, para fins agrícolas.
2- Objetivos
O experimento tem por objetivo a construção de um extintor de incêndio caseiro, que visa mostrar aos estudantes a importância da Química em sua vida prática.
Além disso, o experimento permite apresentar aos alunos conceitos sobre reações químicas entre ácidos e bases, empregando reagentes do seu cotidiano, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.
3- Materiais e reagentes utilizados
a- 1 frasco de refrigerante de 600 ml;
b- 1 tubo de conta-gotas;
c- 1 tudo de ensaio de 35 ml;
d- 450 ml de vinagre comum;
e- bicarbonato de sódio (NaHCO3).
4- Medidas de precauções e toxidade dos reagentes envolvidos no experimento
Quando vinagre e bicarbonato de sódio se misturam, cria-se a espécie de uma explosão, por isso para a realização do experimento deve-se utilizar óculos de proteção.
Os resíduos gerados neste experimento podem ser descartados em lixo comum. As garrafas de plástico devem ser encaminhadas para reciclagem.
5- Procedimento experimental
1- Com o auxílio de um estilete, fure a tampa do frasco de refrigerante de 600 ml, no mesmo diâmetro do tubo conta-gotas que será utilizado. A seguir, introduza o tubo do conta-gotas no orifício criado na tampa do frasco de refrigerante. O furo feito na tampa deve permitir que o tudo do conta-gotas passe o mais justo possível, visando evitar vazamentos que podem prejudicar o experimento, devido à perda de reagentes. O tubo do conta-gotas pode ser mais bem fixado com o uso de uma fita de teflon ao seu redor, antes de inseri-lo na tampa, se caso desejar. Observe a figura a seguir que mostra a tampa do frasco com conta-gotas.
2- Adicione o bicarbonato de sódio de modo no tubo de ensaio de modo que ele fique quase cheio do pó, e em seguida coloque o tubo de ensaio dentro do frasco de refrigerante. Depois coloque 450 ml de vinagre no frasco de modo que o vinagre fique
...