Contabilidade, Análise
Monografias: Contabilidade, Análise. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Obede • 1/10/2014 • 853 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
TOPICOS ESPECIAIS DE ANÁLISE DE BALANÇO
1 ECONÔMICO X FINANCEIRO
Ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que parece, na maioria das empresas.
Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro.
Mesmo o trabalhador mais humilde dirá: Estou com problema financeiros,
Em analise de Balanços esses termos precisam ser muito bem definidos, pois, em caso contrário, se poderá chegar a conclusões confusas.
Econômico: refere-se a lucro, no sentido dinâmico, de movimentação. Estaticamente, refere-se a patrimônio líquido.
Financeiro: refere-se a dinheiro. Dinamicamente, representa a variação de Caixa, Estaticamente, representa o saldo de caixa. O termo financeiro tem significado amplo e restrto. Quando encarado de forma restrita, refere-se a Caixa; quando seu significado é amplo, refere-se a Caixa Circulante Líquido.
INVESTIMENTO X FINANCEIRO
Para cada investimento existe um financiamento certo.
Toda aplicação de bens, direitos ou custos que beneficiarão exercícios seguintes é investimento total.
O Ativo representa o investimento total
Em qualquer investimento efetuado existe uma origem de recursos mostrada pelo passivo. Essa origem origem constitui o financiamento.
Não existe uma demonstração contábil que faça a identificação dos investimentos e seus respectivos financiamentos (ou seja, que determinado investimento foi feito com certo financiamento) em virtude da grande dificuldade em se ter isso.
No balanço e na Demosntração das Origens e aplicação dos recursos os investimentos e financiamento são agrupados segundo a sua natureza e na ordem do mais líquido para o menos líquido. (Por isso, o Ativo e o Passivo começam com o circulante)
Na análise de Balanços, contudo, procura-se constantimente identificar investimentos e financiamentos, pois a situação da empresa e mesmo os seus resultados econômicos dependem da adequação entre investimento e financiamnetos.
Para a empresas, efetuar adequadamente investimentos, isso é, nem mais nem menos do que necessário e tomar financiamento compatíveis em termos de prazo, juros e forma de amortização, é a grande dificuldade da administração financeira. Muitas empresas foram a falécia por não conseguirem essa adequação. Aliás, esse não é um problema só de empresas, mas tambem de muitos países e de pessoas.
COMO SURGEM O ATIVO E O PASSIVO
Quando se toma um balanço, seja para analisar, seja apenas para observar, talvez ocorra a questão: o que leva a empresa a ter determinados valores no balanço?
As vendas refletem aquilo que a empresa consegue vender, e o lucro é a diferença entre o que ela vendeu e o que teve de despesas.
CONCEITO E FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
O capital Circulante líquido éa folga financeira da empresa
O passivo circulante é totalmente investidos no Ativo Circulante.
O Ativo permanente conta com recursos não correntes que são adequados e suficientes para financiá-lo. O Ativo cir
TOPICOS ESPECIAIS DE ANÁLISE DE BALANÇO
1 ECONÔMICO X FINANCEIRO
Ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que parece, na maioria das empresas.
Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro.
Mesmo o trabalhador mais humilde dirá: Estou com problema financeiros,
Em analise de Balanços esses termos precisam ser muito bem definidos, pois, em caso contrário, se poderá chegar a conclusões
...