Contabilidade Avançada
Casos: Contabilidade Avançada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JorgeCoelho • 12/10/2014 • 2.529 Palavras (11 Páginas) • 428 Visualizações
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Polo de Juazeiro da Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadores: José Ailton Siqueira
Professor (a) EAD: David Hugo
Autor do Desafio: Adilson do Carmo Bassan.
Introdução
A disciplina de Contabilidade Avançada tem como objetivo fornecer um conjunto de conhecimentos necessários à compreensão e leitura das Demonstrações Financeiras das empresas. A mesma privilegia interpretação da informação financeira, em detrimento da sua construção, e tem como preocupação permanente a discussão dos conceitos normalizados e teóricos associados relato financeiro.
A literatura sugerida por esta etapa no geral, propõe um estudo que parte dos objetivos para melhor entender os conceitos de títulos de crédito, valores mobiliários, aplicações financeiras e uma melhor definição de investimentos.
Vamos entender também sobre a reestruturação societária e buscando exemplificar o que é uma incorporação, fusão e cisão. Buscando também o entendimento sobre a contabilização do imposto de renda e da contribuição social e informações de juros sobre o capital próprio.
Etapa 1
O que são Títulos de Crédito?
São papéis emitidos por entidades financeiras ( letras de câmbio, certificados de depósitos bancários etc.) Ou por entidades não financeiras ( debêntures) com objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.
O que são Valores Mobiliários?
São papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação no patrimônio ( bônus de subscrição ou partes beneficiadas).
Classificação Contábil de Títulos de Credito e Valores Mobiliários
Os ativos circulantes são as aplicações de curto prazo ( valores e direitos). Considera-se de curto prazo aqueles direitos vencíveis no prazo de um ano, contado a partir da data do levantamento dos balancetes mensais e dos balanços patrimoniais.
Direitos, Créditos ou Clientes - São títulos de crédito ( duplicatas, notas promissórias), quaisquer valores mobiliários e os outros direitos contra clientes . No PADRON os Direitos ou créditos estão subdivididos em clientes – créditos a receber, créditos vencidos a liquidar e outros créditos.
O que são Aplicações Financeiras? E qual a Classificação Contábil?
São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de credito com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós- fixado. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado às taxas contratadas. Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante:
a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No realizável a longo prazo:
a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.
O que são Investimentos? E qual a Classificação Contábil?
São aplicações de recursos em bens de natureza não monetários representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento pré-determinada. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e venda.
No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.
Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse).
Será, no entanto, presumida a intenção de permanência sempre que o valor registrado no ativo circulante não for alienado até a data do balanço do período-base seguinte àquele em que tiver sido adquirido o respectivo direito.
Etapa 2
Incorporação
“É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações” (art. 227 da Lei 6.404/76). Nesta modalidade a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a personalidade jurídica. Esse processo pode acontecer por duas modalidades: a) a incorporadora compra da maioria ou a totalidade do capital social da empresa incorporada; b) ou a incorporadora entrega aos acionistas da incorporada uma quantidade de ações que corresponda ao valor do patrimônio da sociedade que desaparece.
Exemplo
...