Contaminação De Lubrificantes
Trabalho Escolar: Contaminação De Lubrificantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MahMSouza • 14/9/2014 • 3.393 Palavras (14 Páginas) • 674 Visualizações
RESUMO
Os contaminantes são influências não desejadas num sistema hidráulico, que podem destruir a integridade dos fluidos. Muitas falhas que ocorrem por falta de certos cuidados ou procedimentos para evitar esses agentes nos lubrificantes resultam em quebra ou desgaste prematuro dos equipamentos, por sua vez devido à necessidade de ajuste preciso de folga. Esses contaminantes podem ser por partículas de poeira, água, óleo e outros. A chave é uma manutenção preditiva que é um procedimento de qualidade assegurada, portanto, detecta a real contaminação por elementos sólidos no sistema. Um dos objetivos desse trabalho é servir como referência àqueles que devem projetar, manter, e operar os fluidos hidráulicos e lubrificantes. O controle da contaminação aumenta a vida útil dos componentes e a produtividade das máquinas, diminuindo os custos de manutenção, melhorando o funcionamento do sistema. Ao mesmo tempo, este controle evitará a ocorrência de defeitos, interrupções e reparos dispendiosos.
Palavras-chaves: Controle de contaminação. Fluidos lubrificantes. Custos de manutenção. Manutenção preditiva.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 5
2- DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO 6
2.1 Nome do Artigo 6
2.2 Autores do Artigo 6
2.3 Revista/Congresso 6
2.4 Local e Data de Publicação 6
2.5 Contexto/ problema de pesquisa a ser tratado 6
2.6 Objetivos do(s) Autor(es) 6
2.7 Fundamentação Teórica (Conteúdo, Técnica) utilizada 6
2.7.1 Gerenciamento e análise 6
2.7.2- Potencial de mercado 9
4.2.3 Estudos de casos 12
2.8 Procedimento seguido (metodologia) 14
2.8.1- Amostra 14
2.8.2- Instrumento 14
2.8.3- Procedimentos 14
2.8.4- Cuidados Éticos 14
2.9 Resultados Obtidos 15
2.10 Conclusão dos Autores do artigo 15
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
4- REFERÊNCIAS 18
1- INTRODUÇÃO
Uma das principais causas de quebras de equipamentos mecânicos está ligada à contaminação dos sistemas de lubrificação. O sistema de lubrificação de equipamentos mecânicos tem dentre seus principais papéis a função de manter as peças móveis dos conjuntos protegidas do atrito severo. Os sistemas de lubrificação são compostos por diversos componentes e cada um deles desempenha um importante papel. Contaminantes são fatores indesejáveis a qualquer sistema de lubrificação.
Alem do próprio desgaste normal de peças que desprendem materiais que contaminam ou os ataques químicos que o óleo sofre no interior dos equipamentos. Ainda há outras fontes externas causadores da contaminação que são provenientes dos intervalos de manutenção que os equipamentos sofrem e falhas que ocorrem nos sistemas durante a operação.
Os sistemas de lubrificação são aplicados em equipamentos de diversos setores industriais, porem em equipamentos pesados é onde ocorre a maior incidência de contaminação devido ao ambiente em que eles operam e há grande necessidade de manutenção dos mesmos.
Este trabalho tem por objetivo o estudo de Artigo cientifico que identifica as principais fontes contaminadoras e sugerir formas de evitá-las ou minimizá-las através do controle de contaminação que se, devidamente implantadas, podem favorecer consideravelmente a vida útil de equipamentos mecânicos.
2- DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO
2.1 Nome do Artigo
Controle de Contaminação para Fluídos Lubrificantes.
2.2 Autores do Artigo
• Alexandre Drausio Vieira
• Flavio Luis Dalavia
• Wagner Olimpio
• Tarciso Roberto G. Solis
• Fernando Luis Santos
• Kátia Aparecida Abade
2.3 Revista/Congresso
XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção
2.4 Local e Data de Publicação
Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007
2.5 Contexto/ problema de pesquisa a ser tratado
Qual a Importância e a eficácia do controle de contaminação de fluidos lubrificantes?
2.6 Objetivos do(s) Autor(es)
O autor tem como objetivo no artigo discutir sobre a contaminação de fluidos lubrificantes mostrando como ocorre a verificação elementos sólidos nos fluidos, quais são os principais meios de contaminação e os principais contaminantes.
2.7 Fundamentação Teórica (Conteúdo, Técnica) utilizada
2.7.1 Gerenciamento e análise
O controle de contaminação, como alicerce da manutenção preventiva e proativa, é implantado em 3 passos simples:
• Estabelecer os níveis-alvo de limpeza do fluido para cada máquina e sistema.
• Selecionar e instalar equipamento de filtragem (ou melhorar a classificação atual do filtro) e técnicas de eliminação de contaminante para atingir os objetivos de níveis de limpeza.
• Monitorar a limpeza
...