Corantes - Historia
Casos: Corantes - Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JnaMendes • 19/2/2015 • 384 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
Corantes e Pigmentos e são substâncias que quando aplicadas a um material lhe conferem cor.
Utilizado pelo homem a mais de 20 mil anos, concluímos que é uma indústria antiga. No Período Glacial os caçadores pintavam as paredes das cavernas reservadas ao culto, essas pinturas provavelmente eram feitas com tinturas constituídas por fuligem e ocre, terras ou argilas suspensas em água, ou ainda, com sangue de animais caçados, ou até mesmo com o sumo de frutos e plantas esmagados.
Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram a arte de pintar. Dispunham de um grande número e ampla variedade de cores. Já no ano 1000 a.C., descobriram os predecessores dos vernizes atuais, usando resinas naturais ou cera de abelha como o ingrediente formador de película.
No entanto, foi nos anos mais recentes, que a indústria de corantes e pigmentos obteve os maiores avanços. O primeiro corante orgânico sintetizado com uma técnica mais apurada foi o Mauve (malva), obtido em 1856, por Willian H. Perkin, enquanto ele estudava a oxidação da fenilamina, e que por um feliz acaso, seu trabalho experimental resultou na obtenção de um corante sintético hidrossolúvel, adequado ao tingimento da seda.
Perkin patenteou sua descoberta e, ajudado pelo pai e o irmão, montou uma indústria de malva. E para apoiar seu empreendimento, Perkin montou um amplo laboratório de pesquisa onde conseguiu sintetizar outros corantes. Com essa descoberta, os químicos foram motivados a também sintetizar outros corantes, e no final do século XIX já existiam fábricas na Alemanha, Inglaterra, França e Suíça, suprindo as necessidades das indústrias de tecidos, couro e papel de vários países.
A indústria de corantes, que hoje produz sobretudo pigmentos sintetizados em laboratório, abriu caminho para um setor que acabaria produzindo antibióticos, explosivos, perfumes, tintas para pintura, tintas de caneta e impressão, pesticidas e plásticos.
Pigmentos são usados nas indústrias de tintas, plásticos, cerâmicas e cosméticos, entre outras. Existem pigmentos que proporcionam proteção e efeitos decorativos, como é o caso dos pigmentos metálicos e os de efeito perolizado.
Já os corantes são usados principalmente na indústria têxtil, mas também nas indústrias de couro, papel, alimentos, cosméticos, tintas e plásticos. Como a demanda é muito grande e diversa, os químicos são desafiados a produzir corantes e pigmentos com propriedades particulares, este é um grande campo de pesquisa da química, sendo que vários pesquisadores brasileiros trabalham nesta área.
...