TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ctexto Empresarial

Casos: Ctexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

1.1 PLANEJAR 4

1.2 ORGANIZAR 5

1.3 DIRIGIR 5

1.4 CONTROLAR 5

2 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 7

3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 8

4 ANÁLISE DE MERCADO 9

5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 10

6 ESTRUTURA DE MERCADO 12

7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos da empresa. A finalidade da análise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa. Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle. A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. O administrador é a ponte entre os meios e os fins . Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, nenhuma organização por melhor que seja, dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações.

1.1 PLANEJAR

Para o bom andamento do Processo Administrativo é necessário que o administrador tenha em mente que o primeiro passo do Processo de Administrar, antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação, planejar de forma objetiva o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcança-los.

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e a missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

1.2 ORGANIZAR

Organizar é o segundo passo do Processo de administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações. È fundamental determinar as atividades especifica necessárias ao alcance dos objetivos, agrupar as atividades em uma estrutura lógica e designar as atividades às especificas posições e pessoas.

O processo de organizar exige racionalização do trabalho objetivando minimizar desperdícios e otimizar a produtividade para alcançar ótimos resultados. È através da organização que se busca a melhor maneira para agir.

1.3 DIRIGIR

Liderar nem sempre é fácil, e a própria definição da palavra ressalta essa dificuldade devida sua complexidade e variedade de conceitos. Cada tipo de liderança traz consigo diferentes influencias e técnicas e remetesse diretamente ao objeto de alcance do líder e seus seguidores. É na habilidade de uso dessas diferentes técnicas, na condução do desejo motivador e no estimulo por um objetivo comum que se constroem grandes lideres.

Na área empresarial, liderar tem o mesmo significado, e procura construir junto às pessoas um resultado esperado dentro do meio organizacional, cujo objetivo foi antecipadamente planejado. A motivação tem papel importante na liderança, tanto para o líder quanto para os liderados, ela esta relacionada com a ação e atuação sobre os recursos humanos da empresa.

A habilidade mais preponderante na liderança é a habilidade pessoal, saber se comunicar, ter sensibilidade e facilidade em se relacionar bem com as pessoas.

1.4 CONTROLAR

Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso e o insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da administração. É através do controle que se podem estabelecer padrões de desempenho, medir o desempenho atual, comparar esse desempenho com padrões estabelecidos e caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.

2 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

O Patrimônio Líquido está divido em:

* Capital Social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com