Cuidados De Enfermagem Nas Transfusões Sanguíneas
Trabalho Escolar: Cuidados De Enfermagem Nas Transfusões Sanguíneas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barude • 11/11/2014 • 643 Palavras (3 Páginas) • 1.318 Visualizações
Cuidados de Enfermagem nas transfusões sanguíneas
Ainda que os novos desenvolvimentos de tratamentos de saúde venham apresentando expressivos progressos, não se encontrou como substituir o sangue humano para fins terapêuticos. A transfusão de sangue tem sido sempre muito importante como suporte na realização de muitos tratamentos, como os transplantes, quimioterapias e diversas cirurgias.
A medicina transfusional é um complexo processo dependente de vários profissionais. Para realizá-lo com segurança, cada profissional depende não só de seus próprios conhecimentos e habilidades, mas também dos conhecimentos e habilidades de toda a equipe e da eficiência do sistema.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 153 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 14/06/04, que normatiza no Brasil as atividades de hemoterapia, estabelece regras e procedimentos que devem ser conhecidos e seguidos pelos profissionais que trabalham com transfusões, bem como o padrão de documentação relacionada a estes procedimentos.
A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados, no entanto, não está livre de riscos. Complicações relacionadas à transfusão podem ocorrer, e algumas delas podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais. Entre as chamadas reações transfusionais estão as hemolíticas agudas, as anafiláticas, as febris não hemolíticas, as complicações pulmonares, o desequilíbrio eletrolítico, as sepsis bacterianas, a hipotermia, a doença do enxerto versus hospedeiro, a aloimunização, a sobrecarga de volume, a sobrecarga de ferro e a imunossupressão.
O cuidado de enfermagem nas transfusões sanguíneas:
Antes
-Perguntar ao paciente seu nome completo (caso tenha condições de responder) ou a enfermagem do andar.
-Conferir o nome relatado com os dados do rótulo da bolsa e da prescrição.
-Certificar a indicação da transfusão na prescrição médica.
-Instalar o hemocomponente, mantendo íntegro o sistema até o final do procedimento.
-Instruir a equipe de enfermagem do andar para não infundir nenhum tipo de medicamento concomitantemente com a transfusão (exceto solução fisiológica 9%).
-Preferir, sempre que possível , transfundir no período diurno.
Durante
-Atentar para que o início da transfusão não exceda 30 minutos após o recebimento da bolsa.
-Controlar a transfusão para que seu tempo máximo não ultrapasse 4 horas.
-Permanecer os primeiros 15 minutos da transfusão observando o paciente.
-Atentar para sinais de Reação Transfusional.
-Seguir as orientações do ítem no fim do texo em caso de Reação Transfusional.
-Relatar a evolução da Reação Transfusional apresentada.
Depois
-Assinar e carimbar no término da evolução transfusional.
-Colar etiqueta referente ao hemocomponente no prontuário do paciente.
...