Cuidando Do Meio Ambiente
Artigo: Cuidando Do Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno.aog • 20/5/2014 • 3.243 Palavras (13 Páginas) • 279 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRODUÇÃO TEXTUAL 4
2.1 Gestão Ambiental e seus conceitos 4
2.1.1 Alguns Conceitos 5
2.2 Desenvolvimento Sustentável 6
2.3 ISO 14001 7
2.3.1 A diretriz da ISO 14000 9
2.3.2 Escopo da ISO 14000 11
2.3.3 Princípios e elementos de um SGA 11
2.4 Recursos Ambientais Economia e população 12
2.5 Princípios que regem a proteção ao meio ambiente 13
3 CONCLUSÃO 15
1 INTRODUÇÃO
Já há algum tempo se houve falar em desenvolvimento sustentável e os cuidados que devemos ter seja em casa ou nas empresas para fazer um uso racional dos recursos ambientais, a fim de que estes possam perpetuar por toda eternidade.
Sendo assim iremos abordar neste trabalho estes temas. Faremos destaque também na implementação da ISSO 14001 e como o homem deve reagir no meio destas novas tendências. Como devemos saber usar o meio ambiente, protegendo-o para que gerações futuras não venham a pagar pelos nossos erros de antes.
2 PRODUÇÃO TEXTUAL
2.1 GESTÃO AMBIENTAL E SEUS CONCEITOS
Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. Com o advento do termo “desenvolvimento sustentável” tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração “racional” dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.
O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.
Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros).
Esta diferença de significados, na verdade, não é importante, o que é realmente importante é promover a Gestão Ambiental em todos os seus aspectos.
Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.
Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas. A gestão ambiental não deve ser vista como o gerenciamento do meio ambiente, mas sim o redirecionamento das atividades humanas que tenham considerável impacto sobre o meio ambiente com o objetivo de minimizá-los.
2.1.1 Alguns Conceitos
Natureza - Ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida, em todas as suas formas.
Meio Ambiente - De maneira simples, define-se meio ambiente como tudo aquilo que nos cerca, englobando os elementos da natureza como a fauna, a flora, o ar, a água, sem esquecer os seres humanos.
Ambiente - Conjunto dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais susceptíveis de serem um efeito direto ou mesmo indireto, imediato ou a longo prazo, sobre todos os seres vivos, inclusive o homem.
Recursos Ambientais e Naturais - Os recursos naturais podem ser classificados em recursos naturais renováveis, se após seu uso podem ser renovados, isto é, voltarem a estar disponível (culturas, flora, fauna, criações, etc); e em recursos naturais não renováveis, no caso contrário (petróleo, carvão, solo, água, etc). A utilização desses termos tem ocorrido mais freqüentemente quando se pretende referir a formas econômicas e racionais de utilizá-los de modo que os renováveis não se esgotem por mau uso e os não renováveis rapidamente deixem de existir.
Poluição - Introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Qualidade Ambiental - A qualidade ambiental de um ecossistema expressa as condições e os requisitos básicos que ele detém, de maneira física, química, biológica, social, econômica, tecnológica e política. Em suma, a qualidade ambiental é o resultado da dinâmica dos mecanismos de adaptação e dos mecanismos de auto-superação dos ecossistemas. Assim, com base na teoria sistêmica da evolução, a qualidade ambiental é o resultado da ação simultânea da necessidade e do acaso.
Impacto Ambiental - Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.
Degradação ambiental
...