Câncer de Mama
Por: manueldora • 3/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO......................................................................................................
JUSTIFICATIVA..........................................................................................................3
OBJETIVOS ...............................................................................................................
Objetivo Geral............................................................................................................5
Objetivos Específicos...............................................................................................5
PÚBLICO ALVO..........................................................................................................5
METAS A ATINGIR.....................................................................................................5
METODOLOGIA.........................................................................................................5
RECURSOS................................................................................................................6
PARCEIROS...............................................................................................................6
AVALIAÇÃO...............................................................................................................6
CRONOGRAMA.........................................................................................................7
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................8
APRESENTAÇÃO
O presente projeto tem por finalidade principal trabalhar a prevenção do Câncer de Mama. Em Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco, onde será realizado no USF l – Benedito Lopes de Lima é um espaço que atender a comunidade do Bairro. Localizado na Rua Josefa Maria de Paula, Bairro Alaíde Goncalves.
O presente projeto: “Câncer de Mama”, traz para o foco de suas reflexões e discussões a triste situação mundial do Câncer, buscando a conscientização e prevenindo contra o Câncer de Mama. Voltado para organizar e articular-nos diferentes níveis de atenção, para que seja garantido o acesse aos serviços e ao cuidado integral. Sua incidência vem aumentando progressivamente para todos os grupos de faixa etária e as medidas de prevenção primária continuam limitadas, uma vez que não há certeza sobre a causa exata da doença. O que se sabe é que certas alterações no DNA podem levar células normais a se tornarem cancerígenas, e que essas alterações ocorrem durante a vida da mulher, não sendo herdadas.
As Mulheres devem ser vistas como sujeitos na singularidade de sua história de vida, nas condições socioculturais, nos anseios e nas expectativas. A abordagem dos indivíduos com a doença deve acolher as diversas dimensões do sofrimento (físico, espiritual e psicossocial) e buscar o controle do câncer com preservação da qualidade de vida.
A partir dessa constatação, do Câncer, tive a necessidade de desenvolver o presente projeto do “Câncer de Mama” diante dos fatores de riscos que causa o Câncer de Mama como; Histórico familiar, idade, menstruação precoce, menopausa tardia, reposição hormonal, colesterol alto, obesidade, ausência de gravidez, lesões de risco e tumor de mama anterior. Trabalhando a prevenção de forma integrada com as Mulheres da Unidade de Saúde da Família l – Benedito Lopes de Lima.
JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre a questão do Câncer de Mama visto que as Mulheres só iam fazer a consulta e o tratamento quando o estado já se encontrava avançado. E tendo em vista o Câncer de Mama é a segunda causa de morte em mulheres e a primeira causa por câncer, chegando a atingir 15.000 mil mortos por ano. A informação é a maior solução para que não ocorra o Câncer, além de identificar o quanto antes as lesões mais agressivas e a aplicação do tratamento correto. Inclui demonstração dos sinais de perigos, das alterações, mas comuns, da incidência da doença, tratamento e cura. Por compreender que se trata de um problema complexo, que engloba os aspectos sociais e principalmente a saúde. Nesse contexto, coloco a importância da prevenção como instrumenta relevante e necessário enfrentamento do câncer de mama.
Nesta perspectiva serão desenvolvidas palestras de orientação e esclarecimento dos sintomas, prevenção e o tratamento para combater o câncer de mama. Existem vários tipos de câncer de mama que as mulheres não conhecem como:
Carcinoma Ductal In Situ e considerado não invasivo ou câncer de mama pré-invasivo.
Carcinoma Lobular In Situ as células se parecem com as células cancerosas que crescem nos lobos das glândulas produtoras de leite.
Carcinoma Ductal Invasivo este é o tipo mais comum de câncer de mama, ele inicia em um duto de leite, adiposo da mama.
Carcinoma Lobular Invasivo começa nas glândulas produtoras de leite. Assim como o carcinoma ductal invasivos pode se espalhar para outras partes do corpo.
Junto com a equipe procuramos a intervenção articulada com a questão e atuando de forma integrada na prevenção pautada na Cartilha da Mulher sobre outros tipos de Câncer de mama.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
- É esclarecer os cuidados e serem tomados sobre o câncer de mama, que implicam na organização de um conjunto de ações e serviços de saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Orientar as Mulheres quanto á prática do autoexame das mamas mensalmente;
- Informar sobre o câncer de Mama e a importância do autoexame;
- Mobilizar aos funcionários para o envolvimento dos mesmos nesse projeto;
- Promover o envolvimento das Mulheres na execução do projeto.
- Capacitar as Mulheres para a detecção precoce de alterações em suas Mamas;
- Informar sobre O Câncer de Mama, mostrando a elas que pode causar a perca da Mama;
- Despertar o interesse das Mulheres, na prevenção do Câncer de Mama;
- Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores familiares sobre o Câncer de Mama;
- Incentivar as Mulheres a fazer o autoexame das mamas.
PÚBLICO ALVO
As Mulheres portadoras do Câncer de Mama. E também outras mulheres entre 25 a 50 anos para que possam se prevenir e saber, mas sobre doenças e suas causas.
...