DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
Trabalho Escolar: DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineAdriana • 19/9/2013 • 355 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
O conceito mais aceito de "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país começou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. A economia voltou a crescer.
E temos no país aqueles empreendedores que acumularam ao longo de sua vida um fundo de aposentadoria e que querem investir em algo, esses representam os brasileiros que tem um nível escolar maior e estão prontos a enfrentar novos desafios, voltadas a prestação de serviços e especializados ao consumidor e serviços técnicos especializados.
Assim temos novos empreendedores brasileiros cada vez mais ousados dispostos a encararem novos desafios com conhecimento que enfrentam a concorrência e assumem riscos financeiros.
...