DESENVOLVIMENTO DO DINHEIRO
Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DO DINHEIRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: delmir • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.965 Palavras (12 Páginas) • 195 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FLUXO DE CAIXA PROJETADO 4
3 fluxo de caixa pelo método direto 5
4 consultoria empresarial 6
5 CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
Orçamentos é uma Técnica de projeções que as empresas utilizam para gerar as informações necessárias para orientar a direção no processo de tomada de decisão para o seu futuro.
Todo orçamento é necessário para que se tenha uma visão futura sobre o que a empresa devera desenvolver pra evitar aborrecimentos no período, tem como objetivo atender com eficazmente as vendas, e ainda visam diminuir os custos de mão-de-obra, desperdícios de matéria-prima, evita acúmulos de estoques.
Com um planejamento a empresa consegue programar com antecedência investimentos ou captar recursos a depender de situação de falência permitindo que a maximize seus lucros através dos investimentos e procure um capital que possa gerar menos juros evitando ficar com um saldo negativo no caixa um. Com isso a tendência é de melhorar a gestão de seus recursos financeiros.
2 FLUXO DE CAIXA PROJETADO
Fluxo de caixa projetado é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de toda e qualquer empresa. Muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos pela falta de um gerenciamento financeiro adequado.
Fluxo de Caixa é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. Portanto fazer uma projeção com as contas a receber e a pagar futura incluindo possíveis gastos e expectativa de vendas de produtos e/ou serviços ajudam na analise das possíveis situações antes delas ocorrerem.
Com um planejamento futuro o tomador de decisão consegue facilmente programar com antecedência investimentos ou captar recursos a depender da situação que a empresa apresentar. Isso pode permitir que a empresa maximize seus lucros através dos investimentos e procure um capital com os juros menores, possíveis nos momentos que apresentar um caixa negativo. Com isso a tendência é de melhorar a gestão de seus recursos financeiros maximizando os resultados positivos e minimizando os custos de financiamento da atividade.
Para se fazer uma boa projeção de fluxo de caixa é necessária a combinação de alguns fatores: dados históricos, como fluxo de caixa realizado em períodos anteriores; previsão de demanda, para que a partir daí sejam dimensionados e projetados os custos de produção, despesas e investimentos; entre outros fatores.
3 FLUXO DE CAIXA PELO MÉTODO DIRETO
O fluxo de caixa das atividades operacionais da empresa ou o caixa gerado em seu negócio é de fundamental importância para se analisar a capacidade de continuidade de suas atividades.
Pelo método direto, o Fluxo de Caixa resume todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.
Segue a baixo a Demonstração de fluxo de caixa direto apresentado pela empresa meta Soluções:
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA MÉTODO DIRETO
ATIVIDADES OPERACIONAIS
Recebimentos de clientes 131.436,00
Pagamento de fornecedor -27.236,00
Pagamento de despesas -65.218,13
Caixa Líquido atividades operacionais 38.981,87
ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS
Aquisição de Maquinas -25.000,00
Caixa líquido atividades de investimentos -25.000,00
ATIVIDADE DE FINANCIAMENTO
Aquisição empréstimo curto prazo 5.300,00
Pagamento de dividendos - 4.477,00
Caixa líquido atividades de financiamento 823,00
Variação de Caixa e Equivalentes 14.804,87
Saldo Inicial de Caixa e Equivalentes 1.970,00
Saldo Final de Caixa e Equivalentes 16.774,87
4 CONSULTORIA EMPRESARIAL
Para poder confrontar as informações repassadas pela contabilidade a empresa contratou uma equipe para responder a algumas questões, nas quais eles tinham duvidas. A seguir vamos colocar os pontos a serem esclarecidos para um melhor aproveitamento das demonstrações:
1º - Qual a importância do fluxo de caixa financeiro?
A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.
2º- Qual a diferença entre DVA e DFC? E para quais empresas são obrigatórias?
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Principio Contábil da Competência.
De forma resumida, a DFC indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Assim como a DRE, a DFC é uma demonstração dinâmica e também está contida no balanço patrimonial.
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio
...