DETERMINAÇÃO DA %M/V DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
Ensaios: DETERMINAÇÃO DA %M/V DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maisaac • 10/12/2014 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 641 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Titulação ácido-base é a técnica que consiste na determinação da concentração de uma solução amostra através de sua reação com outra solução de concentração conhecida (padrão). A solução padrão, normalmente denominada titulante, é colocada em uma bureta e as alíquotas da solução amostra são colocadas em frascos erlenmeyer, juntamente com substâncias indicadoras apropriadas para cada reação.
Uma titulação deve ser interrompida quando a substância de interesse, contida na amostra, tiver sido totalmente consumida pela reação com o padrão adicionado através da bureta.
De forma geral, qualquer propriedade do sistema químico que varie bruscamente quando a reação se completa pode servir para acusar o ponto de equivalência. O método mais empregado na detecção do ponto final é baseado no uso de indicadores. Os indicadores ácido-base são geralmente pigmentos extraídos de plantas que servem para indicar o comportamento ácido, básico ou neutro de uma solução aquosa. A mudança de cor não é instantânea, havendo uma zona de pH em que há a mistura de duas cores - zona de viragem.
O pH sofre uma variação brusca nas imediações do ponto de equivalência e este fato é de grande importância para a localização do ponto final da titulação. Uma das maneiras usadas para detectar o ponto final de titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores. No caso das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas fracas que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontram em solução (forma ácida ou forma básica). Mais decisivo para a adequada escolha do indicador é, entretanto, o conhecimento da forma como varia o pH nas imediações do ponto de equivalência.
O vinagre comercial consiste essencialmente de uma solução diluída de ácido acético (com menores quantidades de outros componentes) e é produzido pela oxidação bacteriana aeróbica (pelo gênero Acetobacter) do álcool etílico a ácido acético diluído [2% (m/v)], conforme indicado nas equações seguintes:
2 C2H5OH + O2 Bactéria 2 CH3CHO + 2 H2O
2 CH3CHO + O2 Bactéria 2 CH3COOH
O vinagre, solução de ácido acético aromatizada, é obtido pela fermentação do vinho, da cidra, do malte ou do álcool diluído. Quando se usa cidra, malte ou vinho, o teor de ácido acético no vinagre resultante raramente excede a 5% (m/v), em virtude das limitações do teor de açúcar. Quando o álcool diluído é a matéria prima, o ácido acético pode atingir até 12 ou 14% (m/v), quando então a acidez impede a atividade das bactérias. Quando se transformam sucos de frutas em vinagre, formam-se certos ésteres, de acordo com a matéria prima, que atribui ao produto um paladar característico.
O ácido acético é um ácido fraco, (Ka = 1,753 x 10-5) monoprótico, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador.
CH3COOH (aq) + NaOH(aq) CH3COONa (aq) + H2O (l)
O ácido acético, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico. O titulante usado será a solução padronizada de hidróxido de sódio com concentração em torno de 0,1 mol/L, colocado em uma bureta de 10,00 mL.
No caso da titulação do ácido acético presente no vinagre, é utilizada como indicador a solução alcoólica de fenalftaleína que é incolor em meio ácido e rosa em meio básico, e possui zona de viragem entre 8,2 e 9,8.
2 OBJETIVO
Determinar o teor (em %) de ácido acético em amostras de vinagre.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
1 béquer de 250 mL
1erlenmeyer de 300 mL
1erlenmeyer de 250 mL
1 balão volumétrico de 100 mL
1 bureta 100 mL
1 pipeta volumétrica de 10 mL
1 pipeta volumétrica de 5 mL
1 pera
1pisseta
3.2 Reagentes
Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,2 molar
Solução de vinagre (CH3COOH) 0,04 molar
Água (H20)
Fenolftaleína
3.3 Procedimentos
PARA TODA TITULAÇÃO, OBSERVAR OS SEGUINTES ITENS:
• Providenciar a limpeza adequada de uma bureta. Posteriormente, lave-a com a solução que será utilizada (descarte esse volume de lavagem). Verificar se não há vazamento.
• Preencher a bureta com solução que será utilizada. Verificar se não há bolhas. Se houver, remova.
• Colocar um fundo branco sob o erlenmeyer para facilitar a visualização
...