DISCIPLINA FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
Por: selmcruz • 2/5/2015 • Artigo • 2.909 Palavras (12 Páginas) • 323 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de educação a distancia
POLO: Belém – 23201
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 4º SEMESTRE
DISCIPLINA- FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
Antonia de Brito Sampaio- RA: 380125
Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424
Marciléia Alencar de Moraes-RA: 366499
Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422
Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857
TRABALHO:
SERVIÇO SOCIAL E POLITICAS SOCIAIS
PROFESSOR (AD):
MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
Belém - pá: 22013
SERVIÇO SOCIAL E POLITICAS SOCIAIS
ALUNAS DO SERVIÇO SOCIAL 4º SEMESTRE
Antonia de Brito Sampaio
Kelly Lene Tapajós Conceição
Marciléia Alencar de Moraes
Patrícia Liane Tapajós Conceição
Selma Maria Gonçalves Cruz
RESUMO
Este artigo busca responder o questionamento do grupo pesquisador, sobre a atuação do assistente social junto às políticas sociais. Surgindo então no contexto de discussão teórico - critico do grupo de iniciação, pretendendo apresentar, de modo concreto um quadro de analise cientificamente afirmativa da atuação do assistente social junto às políticas sociais. A partir do disposto na Constituição Federal de 1988-CF/88 e na lei Orgânica da Assistência Social de 1993- LOAS/93. Busca compreender os elementos centrais que contribuíram para que a assistência social alcançasse seu status de política social, de direito do cidadão e dever do estado.
INTRODUÇÃO
O serviço social tem por objetivo fortalecer o vinculo dos usuários juntos as políticas Sociais, que visam responder as demandas da sociedade principalmente as comunidades mais carentes que vivem na marginalidade e em condições de vulnerabilidade. A política publica tem o papel de controlar os conflitos sociais, apesar do Brasil está economicamente em desenvolvimento.
O assistente é um sujeito critico capaz de executar políticas publicas através de uma pesquisa social onde ele vai avaliar que projeto aquela comunidade ou usuário precisa dentro do âmbito social.
Palavras chaves: Serviço social, Assistente social, políticas sociais, política e questão social.
O serviço Social
O Serviço Social no Brasil e no mundo, vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços e recantos onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do “não trabalho,” da saúde, da educação, do idoso, da criança e do adolescente e também em prol dos grupos étnicos, que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização do ônus do setor produtivo, da discriminação de gênero, raça e entre outras formas de violação dos direitos.
Tais situações demandam ao serviço social projetos e ações sistemáticas de pesquisa e de intervenção de conteúdos os mais diversos, que vão além de medidas ou projetos de assistência social.
Os Assistentes Sociais
O profissional Assistente Social possui e desenvolve atribuições localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares. Desde a origem da profissão, os assistentes sociais atuam no desenvolvimento de ações sócio-assistenciais e nas políticas de saúde, educação, habitação, trabalho, entre outras.
A política de Assistência Social, por sua vez, comporta equipes de trabalho inter-profissionais, sendo que a formação, experiência e intervenção histórica dos assistentes sociais nessa política social não só os habilitam a compor as equipes de trabalhadores, como atribuem a esse profissional um papel fundamental na consolidação da Assistência Social como direito de cidadania.
Os assistentes sociais no Brasil vêm lutando em diferentes frentes com varias estratégias para defender e garantir os direitos do cidadão junto às políticas sociais que, inseridos em um projeto societário mais amplo, busca assegurar as condições econômicas, sociais e políticas para construir as vias da eqüidade, num processo que não se esgota na garantia da cidadania.
A concepção presente no projeto ético-político profissional do Serviço Social no Brasil articula direitos amplos, universais e equânimes, orientados pela perspectiva de superação das desigualdades sociais e pela igualdade de condições e não apenas pela instituição da parca, insuficiente e abstrata igualdade de oportunidades, que constitui a fonte do pensamento liberal. O previsto no artigo 6º da Constituição Federal (educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência e Assistência Social) de modo a compor um amplo sistema de proteção social, que possa responder e fazer mudança econômica
A Assistência Social, desde os seus primórdios tem sido um importante campo de trabalho de muitos profissionais da área,
“A assistência social é orgânica às demais políticas sociais públicas. ela é um mecanismo de distribuição de todas as políticas. Mais do que isso, é um mecanismo de deselitização e conseqüente democratização das políticas sociais.” (Sposati, Aldaíza, 1995p. 27)
Políticas Sociais
São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. As políticas sociais tiveram inicio a partir das idéias liberais, no período pós-guerra. Na época quando surgiu o liberalismo, vindo em confronto com o feudalismo, que na época tinha o poder absoluto juntamente
...