DUREZA TEMPORÁRIA E PERMANENTE DA ÁGUA
Casos: DUREZA TEMPORÁRIA E PERMANENTE DA ÁGUA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisaamalia • 27/2/2015 • 268 Palavras (2 Páginas) • 651 Visualizações
Águas duros de dureza temporária são aquelas que contem íons de cálcio e/ou magnésio na forma de bicarbonato. O abrandamento pode ser efetuado por fervura ou pela adição de substância amolecedoras, tais como: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de trissódico.
Águas duras de dureza permanente são aquelas que apresentam íons de cálcio e/ou magnésio na forma de outros ânions, como: cloreto, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura de outros ânions, como: cloretos, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura e sim somente por adição de substância que provocam o amolecimento, tais como as já citadas anteriormente.
O método mais comum para se remover a dureza, tanto a temporária como a permanente, da água é a passagem da água dura através da troca de íons.
A troca iônica é um método domestico típico para amaciamento da água. Nesse procedimento a água dura passa por uma leito de resina de troca iônica: perolas de plástico com grupos aniônicos covalentemente ligados, como COO- ou SO-3. Esses grupos carregados negativamente têm íons Na+ ligados a eles com objetivo de balancear suas cargas, então os íons Ca2+ e outros cátions na água dura são atraídos para os grupos aniônicos e deslocam os íons Na+ com cargas menores para a água, ou seja, um tipo de íon é trocado pelo outro.
Um processo utilizado em grande escala para o abrandamento de água municipal é o calcário-barrilha, a água é tratada com calcário, CaO e cinzas de barrilha, Na2CO3,esse processo precipita os íons Ca2+ como CaCO3 e Mg2+ como Mg(OH)2.
...