Demandas do Assistente Social
Por: sajornalista • 8/5/2016 • Ensaio • 452 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
Curso de Seguridade e Serviço Social – Pólo Princesa Isabel
Sabrina Barbosa Roberto
Produção textual
O mundo em que vivemos está organizado por regras sociais, econômicas e políticas, porém, cada individuo cria a própria visão de mundo baseado em sua percepção do cotidiano e como está inserido socialmente. As necessidades sociais ficaram reconhecidas e se transformaram em demandas criando espaço interventivo do assistente social, para promover a igualdade.
Ao assistente social lhe é demandado participar na reprodução tanto da força do trabalho, das relações sociais, quanto da implementação de políticas sociais públicas tendo um papel a cumprir dentro da ordem social econômica. As políticas sociais têm como principal função a redistribuição social da renda com o intuito de reduzir ou “corrigir” os efeitos negativos da desigualdade social e econômica estabelecida por um sistema capitalista cruel que prejudica nos níveis e qualidade de vida das populações. As políticas sociais são ações desenvolvidas pelo Estado, em caráter compensatório, paliativo, e que deveria em tese reverter as desigualdades sociais, mas mediante a fragilidade da busca do bem comum por parte dos representantes políticos que compõem o Estado, estas políticas sociais são absolutamente insuficientes para reverter as enormes desigualdades e suas características de desequilíbrio social.
Estas considerações mostram que há um comportamento imoral produzido pelo Estado, que torna escassos os recursos sociais de instância distributiva, infringindo até a ética, que diz respeito à convivência, a ação dos homens em sociedade. É importante entender a ética como um instrumento que colabora para a promoção de igualdade entre as pessoas, por mais diferentes que elas sejam e por mais distintas sejam as suas denominações sociais.
Por isso também existem as regras e leis de convívio social que precisam ser respeitadas em nome da civilidade. Conhecer e exigir a aplicabilidade correta e igualitária das leis, facilita a vida em comunidade, tornando melhor o convívio entre as pessoas, partindo do princípio do respeito mútuo e da educação. Com o aumento da complexidade social surgiu também a necessidade de melhor aplicar a educação e os valores de cada sociedade e seu povo. A educação é fundamental para promover um convívio social harmônico, assim como as leis são essenciais para manter a ordem.
O Serviço Social está para atingir o reequilíbrio social afetado pela dinâmica do capitalismo e entrara na cidadania e democracia, de forma que encontre respostas as diversas necessidades que determinam um conjunto de demandas sociais. A medida que novas situações sociais se formam, o profissional precisa criar alternativas de atuação apara atender a esses fenômenos emergentes, como por exemplo as manifestações que desencadeiam os movimentos sociais tão presentes hoje em dia.
...