Desenvolvimento Sustentável
Artigo: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beecs • 2/10/2014 • 2.655 Palavras (11 Páginas) • 360 Visualizações
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.
Consumo sustentável
É um modo de consumir capaz de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, como também das futuras gerações. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais.
Adotar a prática dos três 'erres': o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R, de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A ideia de desenvolvimento sustentável tem como base a noção de que é necessário não comprometer o desenvolvimento das gerações futuras em virtude da alocação excessiva de recursos às estratégias de desenvolvimento adaptadas no presente. Julga-se, no entanto, que na base desta definição está um problema essencial e que se prende com a verdadeira natureza humana. O homem é um ser egoísta e que tende a construir o futuro centrado nos benefícios que no imediato e na primeira pessoa possa recolher. Convirá portanto interiorizar na definição de desenvolvimento sustentável a noção de que o homem só adaptará de livre vontade uma estratégia de desenvolvimento se nela reconhecer facilmente benefícios maiores pelo menos no curto médio prazo. É ainda de referir que uma estratégia de desenvolvimento sustentável é definida a nível político, com maior ou menor suporte técnico. Se é difícil de definir uma estratégia de desenvolvimento é ainda mais difícil de acompanhar a sua implementação e a eficácia dos programas de medidas e de ações construídos com o objetivo de implementar. Seria desejável a sua avaliação permanente tendo em vista a introdução de correções necessárias a um desenvolvimento efetivamente equilibrado. Uma estratégia de desenvolvimento envolve perspectivas muito diferentes. São duas as perspectivas que são mais difíceis de conciliar: A perspectiva do crescimento econômico e a perspectiva da preservação ambiental, dos recursos e dos espaços. A primeira é tendencialmente conduzida pelo interesse individual e por horizontes de mais curto prazo. Nela as ações são normalmente equacionadas ao nível local, ou pelo menos com uma forte ligação entre o espaço e a ação.
Estas considerações levam à conclusão de que: para tornar eficaz a sustentabilidade de desenvolvimento, há que associar à noção de desenvolvimento sustentável a ideia do crescimento econômico, a noção de bem comum tida como um efetivo valor econômico de que cada indivíduo tenha uma quota parte estimada num valor conhecido; periodicamente rever essa valorização e licitá-la, responsabilizando e premiando gestões que revelem apresentar benefícios marginais crescentes. Associada a estas ideias base está a noção de que a sustentabilidade do desenvolvimento assenta na construção de democracias participativas em que todos em conjunto contribuam para uma gestão eficaz dos recursos como melhor forma de alcançar uma cada vez melhor qualidade de vida enquadrada por um processo de desenvolvimento equilibrado.
Desenvolvimento sustentável – O que é?
O conceito de desenvolvimento sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentável visa o presente, mas essencialmente o futuro do planeta.
...