Desenvolvimento de uma Agenda 21 pessoal
Artigo: Desenvolvimento de uma Agenda 21 pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcoscaf • 10/10/2014 • Artigo • 485 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
NOME Marcos
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Com base no material sugerido, para a elaboração de uma Agenda 21 pessoal, onde se caracteriza atitudes individuais, com o objetivo de motivar e transformar o ambientes sociais, econômicos e ambientais por meio de atitudes sustentáveis simples e habituais. Adotando medidas simples como: a economia e reutilização de água, consumo consciente de energia elétrica, separação e destino adequado de resíduos recicláveis, utilização de transporte publico e alternativo, a escolha por produtos biodegradáveis e orgânicos, consumo responsável de produtos e serviços, partindo do principio da necessidade, preservação e conservação das áreas verdes como um todo.
A transformação do planeta se deu de forma rápida e irresponsável, as fontes de energia e recursos foram utilizados como infinitos e renováveis o que não verdade, os recursos naturais são finitos e muitos deles não renováveis. Os processos para criar a Agenda 21 tem como principio básica a utilização de recursos ambientais, econômicos e sócias de forma consciente e sem consequências para crescimento econômico, social e ambiental do planeta. Na economia de recurso hídricos, e de energia elétrica reverte-se também em economia financeira e dos próprios recursos naturais. Na utilização do transporte publico e ou alternativo não há emissões de gases, economia no tempo do percurso, evita gastos desnecessários ou excessivos com automóvel particular. Já com a separação dos resíduos, apesar de pequena e também financeiramente viável por gerar uma renda extra e conscientiza as gerações futuras da importância da reutilização de matérias e bens de consumo. Adotando uma nova consciência de consumo, considerando o que realmente precisamos, não aquilo que queremos, consumir de fato o necessário para viver confortavelmente sem desperdício.
Considerando a proposta desta atividade, uma atitude pequena, porém transformadora, tendo em vista que o homem tem em seu DNA a capacidade de transformar o ambiente ao seu redor, com esta oportunidade cada ser
humano pode então dar a sua contribuição para um planeta sustentável com a utilização consciente de seus recursos naturais, econômicos e sociais.
...