Desumidificação de gás natural
Relatório de pesquisa: Desumidificação de gás natural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mrbrunosantos • 22/4/2014 • Relatório de pesquisa • 484 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
INFORMÁTICA INDUSTRIAL
Desumidificação de gás Natural
BRUNO DA SILVA DOS SANTOS
VITOR IGOR ...
INFORMÁTICA INDUSTRIAL
Desumidificação de gás Natural
Relatório apresentado à disciplina de informática industrial pelos alunos Bruno da Silva dos Santos e Vitor..., do Curso Superior de Controle e Automação, turma .
Prof. Hugo C. C. Michel.
SUMÁRIO
1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA DE CONTROLE ................................................. 04
2. RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS..................................................... 05
3. DESCRIÇÃO FUNCIONAL DA SOLUÇÃO........................................................... 05
4. ANÁLISE DE IMPACTO X CUSTO....................................................................... 05
05
06
CONCLUSÃO............................................................................................................ 08
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA DE CONTROLE
O projeto consiste na automação de um processo para desidratação de gás natural. O sistema lê as saídas de duas chaves de pressão diferencial, PSHL1, PSHL2, e atua sobre válvulas ON/OFF controlando assim dois ciclos do processo: Desumidificação e Regeneração.
O sistema possui duas torres que operam alternadamente entre os dois ciclos do processo, enquanto uma das torres retira a umidade do gás, a outra está em estado de regeneração, sendo seca com o gás quente. O ciclo de desumidificação será acionado quando a pressão diferencial da torre se tornar baixa, e o ciclo de regeneração ocorrerá quando a torre estiver sob alta pressão diferencial.
As válvulas FV1 a FV8 controlam os fluxos de gás natural e ar quente e existem sensores adequadamente posicionados que deverão sempre enviar um sinal ao PLC informando o estado da válvula (aberto ou fechado). Caso este sinal não seja recebido, o sistema deverá sofrer uma interrupção e um alarme será acionado. Em condições normais de serviço, os ciclos de desidratação do gás e regeneração das torres se repetirão indefinidamente até que seja acionado o botão desliga.
A chave REM/LOC fará o controle do modo de operação do sistema: manual local ou remoto automático. No modo manual local, a operação do sistema será realizada no campo. Com isso, o PLC ficará eletricamente isolado do restante do processo. Já no modo automático, o controle será realizado via software e CLP.
A tabela 1 exibe a relação e a descrição das entradas e saídas de controle:
Nome Tipo Endereço ID Descrição
PSHL1 Entrada Local:1:I:Data.0 RB01/00??? Chave indicadora de pressão diferencial da torre 1
PSHL2 Entrada Chave indicadora de pressão diferencial da torre 2
S0FV1 Entrada Sensor
...