Diabetes Gestacional
Pesquisas Acadêmicas: Diabetes Gestacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larygaston • 13/6/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 430 Visualizações
Jade Boff Pereira
Laryssa Gaston Becker
Nathalia Braga Frota
Sheila Da Silva Dias
Shirlei Fagundes Benitez Coelho
DIABETES GESTACIONAL
Porto Alegre
Junho 2014
Jade Boff Pereira
Laryssa Gaston Becker
Nathalia Braga Frota
Sheila Da Silva Dias
Shirlei Fagundes Benitez Coelho
DIABETES GESTACIONAL
Profª Joana Lemos
Porto Alegre
Junho 2014
SUMÁRIO
1 Introdução...................................................................................... 4
2 Diabetes Melittus Gestacional....................................................... 5
3 Sinais e Sintomas........................................................................... 5
4 Causas........................................................................................... 5
5 Prevenção...................................................................................... 6
6 Diagnóstico..................................................................................... 6
7 Complicações................................................................................. 7
8 Tratamento..................................................................................... 7
9 Conclusão...................................................................................... 9
Referências.................................................................................... 10
1 INTRODUÇÂO
Durante a gestação, a mulher passa por diversas mudanças no seu organismo e começa a exigir mais nutrientes do que o normal, como por exemplo, o ferro e a glicose. Para a glicose poder ser transportada para a corrente sanguínea, é necessário que o pâncreas produza e libere insulina, a insulina funciona como um meio de transporte para a glicose consiga entrar na célula. Porém há alguns casos em que há uma resistência a ação de insulina, e acaba gerando um excesso de glicose no sangue, diagnosticando como Diabetes Mellitus Gestacional.
2 Diabetes Mellitus Gestacional
Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. O pâncreas materno, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro de resistência á sua ação. Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.
3 Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas da diabetes gestacional podem ser muito leves e nem serem percebidos pela grávida, mas podem incluir:
• Ganho excessivo de peso na grávida ou no bebê;
• Inchaço;
• Aumento exagerado do apetite;
• Vontade de urinar frequente;
• Vômitos incontroláveis;
• Visão turva;
• Muita sede;
• Fadiga;
• Infecções frequentes na bexiga, vagina ou pele.
4 Causas
A causa do Diabetes Gestacional é desconhecida, porém existem hipóteses. Estar cerca de 20% acima do seu peso ideal, ter alguém com diabetes na família, Já ter dado à luz a um bebê de mais de quatro quilos, ter dado à luz a um bebê que nasceu morto, ter desenvolvido diabetes gestacional em uma gravidez anterior e ter muito líquido amniótico.
a) Hormonal
Durante a gravidez, a placenta produz uma grande quantidade de hormônios, como o estrogênio, progesterona e a somatomamotrofina coriônica humana, que, embora importantes para o desenvolvimento fetal, podem interferir na ação da insulina no organismo materno, funcionando como antagonistas da ação da insulina, causando aumento na resistência à insulina nos dois últimos trimestres de gestação (KITZMILLER; DAVIDSON, 2001). O diabetes gestacional costuma aparecer por volta da 26ª semana de gravidez, quando a placenta começa a produzir maior quantidade desses hormônios (TOMBINI, 2002);
b) Genética
Como o diabetes gestacional é caracterizado por uma resistência à insulina semelhante ao que ocorre no diabetes tipo 2 e como as mulheres que desenvolvem diabetes durante a gestação têm maior probabilidade de algum dia vir a desenvolver o diabetes tipo 2, os pesquisadores suspeitam que alguns genes responsáveis pelos diabetes tipo 2 e pelo diabetes gestacional sejam semelhantes (TOMBINI, 2002);
c) Obesidade
Diabetes gestacional é mais comum em grupos em que a obesidade está presente. A obesidade pode desencadear tanto o diabetes gestacional quanto o diabetes tipo 2.
5 Prevenção
Uma
...