TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Social

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  13.142 Palavras (53 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 53
  1. INTRODUÇÃO

O presente Diagnóstico tem como finalidade analisar a situação vivenciada pela população moradora na Vila Coronel Cláudio, situada no Município de Ponta Grossa / PR. A construção desse diagnóstico tem como principal objetivo conhecer as particularidades que permeiam o cotidiano das famílias, pois,

[...] é um instrumento que propicia aos diversos atores sociais maior possibilidade de desenvolver um processo reflexivo sobre a realidade dos municípios com a construção de redes sociais de atendimento as famílias, criança e adolescente. (HOLZMANN; LAVORATTI, 2004)

A metodologia utilizada para coletar as informações necessárias e construir o diagnóstico foi a coleta de dados através de questionários que tinham como objetivo avaliar a satisfação dos moradores com relação a inúmeros aspectos da vida social, comunitária, da moradia, saúde, infra-estrutura das comunidades, entre outros.

No primeiro momento de elaboração deste Diagnóstico realizou-se um breve histórico do município, suas características gerais, e posteriormente foi tratado acerca das políticas sociais básicas na área da saúde, habitação e infraestrutura, educação, cultura, esporte e lazer e da Política de Assistência Social, sempre trazendo dados do Município acerca de cada uma dessas políticas.

No segundo momento, realizou-se o processo de Territorialização da área pesquisada, a Vila Coronel Cláudio, na qual forma aplicados os referidos questionários, e realizado posteriormente as análises dos dados coletados.

  1. BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

        A cidade de Ponta Grossa, de acordo com a Secretaria de Cultura teve sua origem e seu povoamento estreitamente ligado ao Caminho das Tropas, contudo, a primeira notícia de ocupação dessas terras, ocorreu em 1704, quando Pedro Taques de Almeida requereu uma Sesmaria na Região Paranaense.

        Ponta Grossa elevou-se a condição de Freguesia em 15 de Setembro de 1853, e em 1852 a categoria de Cidade, e com a chegada da Estrada de Trilhos tornou-se um grande pólo comercial, econômico e cultural.

        No município estabeleceram-se povos ucranianos, italianos, alemães, poloneses, russos, sírio-libaneses, dentre outros, os quais contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

  1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MUNICÍPIO

        De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística, 2012:

- Altitude Média: 975 metros

- População Total: 317.339 habitantes

- Clima: Subtropical Úmido Mesotérmico. Cfb – Subtropical Úmido Mesotérmico: temperatura média no mês mais frio abaixo de 18°C (mesotérmico), com verões frescos, temperatura média no mês mais quente abaixo de 22°C e sem estação seca definida .

[pic 1]

3.1 NÚMERO DE DOMICÍLIOS SEGUNDO USO E TIPO

Domicílios

Urbana

Rural

Total

Total de domicílios

102.928

2.925

105.853

Coletivos

99

10

109

Particulares

102.829

2.915

105.744

Ocupados

92.845

2.063

94.907

Não ocupados

9.984

853

10.837

De uso ocasional

2.310

572

2.882

Vagos

7.674

281

7.955

Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010.

        A partir desses dados pode-se constatar que a população do munícipio de Ponta Grossa, localiza-se predominantemente na Zona Urbana da Cidade, tendo como grau de urbanização 97.7%.

3.2 POPULAÇÃO SEGUNDO FAIXA ETÁRIA E SEXO – 2010

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010

Pode-se perceber que a maior parte da população que constitui a cidade de Ponta Grossa, possui entre 10 e 14 anos, e de 15 a 49 anos de idade. A população de idosos no município entre 60 a 80 anos ou mais ainda é menor do que o número de pessoas mais jovens.

  1. POLÍTICAS SOCIAIS BÁSICAS

4.1 SAÚDE

        Com a constituição de 1988 no capítulo VIII da Ordem social e na secção II referente à Saúde define no artigo 196 que :

 “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

O SUS é definido pelo artigo 198 do seguinte modo:

“As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo

dos serviços assistenciais;

III. Participação da comunidade

“Parágrafo único - o sistema único de saúde será financiado, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes”.

A saúde passa a ser definida de um forma mais abrangente :

“A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais: os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com