Diagnóstico Social
Por: ezecris • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.626 Palavras (11 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CRISTIANE PEREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO
DIVANIA FERNANDES DOS SANTOS ARAÚJO
NAZARÉ LUIZA DA SILVA
DIAGNÓSTICO SOCIAL NATAL-RN:
Educação: A base para o Desenvolvimento
[pic 4]
Natal - RN
2015
CRISTIANE PEREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO
DIVANIA FERNANDES DOS SANTOS ARAÚJO
NAZARÉ LUIZA DA SILVA
DIAGNÓSTICO SOCIAL NATAL-RN:
Educação: A base para o Desenvolvimento
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas: Fundamentos II, Estatística e Indicadores Sociais; Economia Política e Psicologia Social.
Profs.: Danilo Brito; Clarice da Luz; Sérgio de Goes; Fernanda Mendes.
Natal-RN
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO......................................................................4
2.1 Pobreza e Desigualdade.......................................................................................5
2.2 Política....................................................................................................................6
2.3 Economia................................................................................................................6
2.4 Saúde.....................................................................................................................7
2.5 Educação e Ciência................................................................................................7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10
1. INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é apresentar uma caracterização do munícipio de Natal-RN. Abordando temas como Política, Economia, Saúde, Pobreza/Desigualdade e Educação. Apresentaremos as reflexões sobre o desenvolvimento da educação nos últimos anos, analisando os dados da secretaria municipal de educação (SME) com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entendemos que o Diagnóstico Social é um instrumento de suma importância para o conhecimento da realidade do nosso dia a dia, muitas vezes escondida sob anos de convívio, pela correria do trabalho e pela acomodação e conveniência. O Diagnóstico Social nos permite verificar as condições de infraestrutura e superestrutura (história, economia, cultura etc.) de uma cidade e as condições existenciais de um povo. Vamos aprofundar mais na política educacional do município, pois acreditamos que a educação é a base para o desenvolvimento de uma nação.
Para oferecer Educação à população natalense, o Município conta com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A secretária atual é Justina Iva de Araújo Silva - Graduada em Serviço Social pela UFRN (1971), especialista em gestão pública (2002) e mestra em educação pela mesma instituição, onde exerceu o magistério no curso de Serviço Social de 1974 até 1994.
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística procuramos entender o funcionamento, desenvolvimento e as principais dificuldades que o município enfrenta em relação à educação e outras áreas. Vamos abordar as demandas em nível municipal e estadual.
2. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar. Com uma área de 167 264 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial.
A população do município de Natal, no censo demográfico de 2010, era de 803 739 habitantes, sendo o sétimo município mais populoso do Nordeste e o vigésimo do Brasil, concentrando 25,4% da população estadual. Da população total, 425 792 eram do sexo feminino (52,98%) e 277 947 do sexo masculino (47,02%), o que resulta em razão sexual de 88,76 a menor entre os municípios do Rio Grande do Norte. Todos os seus habitantes viviam na zona urbana, não possuindo, portanto, população rural. Em relação à faixa etária, 176 182 possuíam menos de quinze anos (21,92%), 571 116 entre 15 e 64 anos (71,06%) e 56 441 acima dos 65 anos (7,02%). A densidade populacional era 4.808,20 habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²), a sexta maior dentre as capitais brasileiras. A Região Metropolitana de Natal, formada por Natal e mais dez municípios do Rio Grande do Norte, possuía 1 351 004 habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste e a 15ª do país. Para 2014, a estimativa populacional era de 862 044 habitantes.
Fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, a cidade é conhecida mundialmente e conta com importantes monumentos, parques, museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas e as comemorações natalinas. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, hoje localizada no município limítrofe de Parnamirim.
...