Discussão de movimento
Seminário: Discussão de movimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bordoneiro • 14/4/2014 • Seminário • 348 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
1º momento: Discussão sobre movimento.
Tempo previsto: 15 minutos.
Dinâmica: O estagiário deverá iniciar este momento fazendo os alunos relembrarem os temas vistos nas aulas anteriores, como velocidade, movimento, uniformidade. Então deverá começar a explicar os conceitos do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), que possui este nome devido ao fato de que para intervalos de tempos (∆T) iguais, a distância percorrida (∆S) será a mesma, pode-se desenhar uma reta no quadro dividindo-a em vários pedaços menores, os associando estas divisões com ∆S e ∆T, deixando bem claro para os alunos o porquê de este movimento ser uniforme. Para finalizar, será escrito no quadro a definição do MRU tal como segue: “Quando o corpo em trajetória retilínea se move com velocidade constante, em relação a determinado referencial, seu movimento é retilíneo uniforme (MRU), pois não existe aceleração e a única grandeza que varia com o tempo é a posição”.
2o momento: Posição x tempo.
Tempo previsto: 10 minutos.
Dinâmica: Utilizando a equação Vm = ∆S/∆T, que os alunos já viram no nono ano do ensino fundamental, o estagiário chegará na equação S = S0 + v∆T, explicando o porque de “Vm” ser considerado somente “v” na última equação, também será abordado o caso específico, e mais geral, onde “t0” é igual a zero. Para finalizar este momento acontecerá a resolução de um exemplo, tal como segue: “Um carro saindo de Joinville com velocidade constante de 80 km/h levará quanto tempo para chegar à Florianópolis? Sabendo que a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 180 km”.
3o momento: Gráfico SxT.
Tempo previsto: 15 minutos.
Dinâmica: Utilizando o exercício proposto acima, o estagiário começará a abordar o estudo dos gráficos de MRU, podendo achar quanto o automóvel se deslocou em intervalos periódicos de 15 minutos, do início do trajeto até o seu final, será construído um gráfico que mostrará uma reta crescente, abordando-se então o fato da velocidade ser o coeficiente angular da reta.
Avaliação: Através da participação dos alunos durante a discussão, se conseguiram abordar e compreender com clareza o tema proposto.
Referências:
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física: Ensino Médio – Mecânica. Vol. 1. Editora Ática. 2010. São Paulo.
Observações:
...