Docência no ensino superior
Por: Yandra Vidal • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1] | YADAIM OVDOT PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS. DISCIPLINA: Docência do Ensino Superior DOCENTE: Douglas Gomes DICENTE: Yandra Rodrigues Vidal Santos |
“ A docência no Ensino Superior”
Brasília – Df, 2016.
A docência no Ensino Superior, e as reflexões acerca do Serviço Social
O desempenho profissional importa desde sempre em movimentos de trocas e aprendizagem entre alunos, professores e materiais para o ensino digno. Sabe-se que houve grandes retrocessos, modificações para então uma transformação do Serviço Social brasileiro, nesse sentido permitindo-se a prática docente.
A prática docente vai se desenvolvendo e aprimorando no decorrer da construção e de sua trajetória, respaldando-se em uma totalidade de experiência. Durante a graduação não se ensinam a prática docente, a formação do professor, gerando assim um agravo na formação da docência em Serviço Social, questão essa que deveriam se pensar em reformular a formação enquanto bacharéis e então incluir no currículo universitário a formação do professor docente. É assim podendo aplicar as disciplinas didático-pedagógicas.
Existem grandes desafios em salas de aula, porém devesse atuar através de experiências articulando com os conhecimentos profissional, tonar-se necessário ter uma boa didática e metodologia de ensino, para que todos os objetivos na instituição seja na pública ou na privada, pois grande parte delas estão em busca de melhorias, novos e aprendizado.
A troca da experiência em sala de aula entre alunos e professores é predominante pois um depende do outro, na mesma forma em que alunos levam para a sala de aula suas experiências vivenciadas diariamente, o professor também tem a capacidade de que almejar todas as dúvidas e questionamentos ali em torno dos seus próprios alunos, é necessário saber transmitir os conteúdos aos discentes.
Os desafios de um professor em sala de aula é contribuir para que não possamos deixar de ser um Assistente Social, com autonomia e princípios ético-políticos , nem mesmo um cidadão partindo de seus princípios e tendo principalmente como referência seu Projeto ético político profissional, aprimorando as normas e os valores do Serviço Social, para que seus alunos tenham boas referências e conheçam suas competências profissionais, tornando-os numa formação mais crítica e marxista, juntamente com a dimensão teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, para que seja reproduzido fundamentalmente os seus saberes e suas possibilidades, ter o conhecimento que a prática sempre se atrela-a com a teoria.
Vale ressaltar que um professor deve agir de forma inovadora para ensinar, ter discernimento para enfrentar e inovar novas práticas em salas de aula, expondo-se e correndo também riscos, fazendo com que o poder de ensinar se torne mais ainda prazeroso para então seus discentes,
...