Doenças Causadas Pelo Ar
Trabalho Escolar: Doenças Causadas Pelo Ar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jukaori • 4/11/2013 • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 2.008 Visualizações
Doenças transmitidas pelo ar
O ar é muito importante para os seres vivos. Nele está o gás oxigênio, que é fundamental para a vida das pessoas e animais. Porém, traz consigo partículas de poeira, gases tóxicos e muitas doenças.
Ambientes mal circulados e a falta de higiene das pessoas são os principais agentes transmissores das doenças presentes no ar.
As bactérias podem transmitir doenças através do ar, como a tuberculose e a meningite. Há também a pneumonia, difteria e coqueluche.
As doenças causadas por vírus são as viroses. São evitadas, geralmente, com vacinas e através da boa alimentação. Podem ser: gripe, caxumba, poliomielite e o sarampo.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre essas doenças.
Tuberculose
É provocada pelo bacilo de Koch, que ataca o ser humano e também outros animais. É contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar. O bacilo passa de pessoa para pessoa através da tosse, que vai para o ar e contamina outra pessoa. Ou também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados, por isso a pessoa infectada deve usar tudo separado e bem esterilizado.
Seus sintomas só são percebidos meses depois da instalação da bactéria no organismo. É muito confundido com mal-estar. Ou um simples resfriado. Com o avanço da doença, iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e consequentemente fraqueza geral.
Se não for tratada, pode causar lesões nos pulmões (no caso da tuberculose pulmonar) até a sua completa destruição.
Esta doença pode ser curada. Por meio de radiografias, é possível detectar a doença.
A prevenção é feita através da vacina BCG.
Meningite meningocócica
É uma doença que ataca as meninges, que são membranas que protegem o sistema nervoso central. É causado pela bactéria Neisseria meningitidis. Seus sintomas são dor de cabeça muito forte, febre, vômitos e dor na nuca.
Deve ser combatida logo no seu estágio inicial.
A pessoa que contai esta doença deve ficar isolada e hospitalizada porque pode ser transmitida pelo ar para outras pessoas. O contágio se dá pelas vias respiratórias. A prevenção é feita por meio de vacinas.
Pneumonia:
É uma doença temida, que resulta de gripes e doenças antecessores mal curadas. A Pneumonia ataca o pulmão, enchendo os brônquios com pus e causando falta de ar e desconforto.
Seus sintomas são febre alta, catarro com coloração escurecida.
A prevenção é simples, dieta saudável e vacina.
Coqueluche:
A Coqueluche é uma doença que foi controlada, mais voltou em grande número de casos.
Seus sintomas são: vômito, dor, falta de ar, sufocamento e grande prolongamento da tosse como antigamente era chamada "Tosse comprida".
Ela pode ser prevenida com vacina e também com distância dos contagiados, e é bem comum em pequenas crianças.
Gripe
É a virose mais comum. É contagiosa e provoca distúrbios no aparelho respiratório. Causam febre, mal-estar, dores de cabeça e nas costas. Se não for bem curada pode causar outras doenças mais graves como a pneumonia e a tuberculose.
Para combater a doença, devemos:
- repousar;
- beber líquidos e sucos com vitamina C para reforçar as defesas do corpo;
- usar lenço ao tossir ou espirrar para não contaminar outras pessoas.
Gripe H1N1
Hoje em dia, temos ouvido muito em rádios, na televisão, em sites o assunto da Gripe A, ou H1N1 que levantou em surto.
Esta doença é contagiosa, e têm sintomas semelhantes ao da gripe normal: febre repentina de 38 e 39 graus, dor na garganta, articulações ósseas, tosse e coriza.
O infectado deve ser tratado logo que o vírus seja detectado, além de receber cuidados especiais e isolamento durante algum tempo.
Podemos prevenir a H1N1 por vacinas, hábitos simples de higiene como lavar bem as mãos, evitar locais aglomerados e fechados, onde há grande abundância de vírus e bactérias.
Poliomielite:
A Poliomielite pode ser prevenida com vacinação, em alguns países que não possuem acesso a vacina ou não possuem muitas informações, como no continente africano e no país indiano.
Essa doença causa a paralisia dos membros inferiores, e é muito conhecida como Paralisia infantil.
Sarampo e Rubéola:
São doenças que são conhecidas. Causam manchas avermelhadas na pele e também febre.
Elas podem ser prevenidas com vacina.
Em gestantes, a Rubéola pode causar deficiências no feto e as mais comuns são: falta de membros, nascença sem cérebro
...