ENGENHARIA DE TRÁFEGO - FERROVIAS
Trabalho Escolar: ENGENHARIA DE TRÁFEGO - FERROVIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kelvia • 10/7/2013 • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 434 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A otimização do trânsito nas cidades é necessária e importante para aqueles que o utilizam. Com uma importância social, o projeto foi desenvolvido para fortalecer a idéia de que, desde já, deve-se retomar o respeito que deve haver entre todos os que compõem o trânsito, respeito este que deveria existir sempre.
O presente trabalho pretende estruturar o tráfego de forma que a atuação das estradas de ferro seja a mais vantajosa sobre o congestionamento causado pelas aglomerações nas metrópoles. Determinando as tarefas a serem realizadas no transporte de passageiros, objetiva-se também observar as possibilidades de colaboração com os outros meios de transporte.
A finalidade geral da presente pesquisa consiste em estruturar o trânsito de forma em que a atenção das estradas de ferro seja a mais vantajosa possível para a economia local ou nacional, dependendo da sua aplicação. Determinar as tarefas a serem realizadas no transporte de passageiros em áreas de aglomeração e ainda, se possível, devem ser observadas as possibilidades de colaboração com outros meios de transportes.
Sugerir a modernização do sistema ferroviário existente na Região Metropolitana de Fortaleza, através da eletrificação de suas linhas principais, além da aquisição da material rodante formado Trens Unidade Elétricas (TRU’s), instalar sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, implantar novas estações, reformar e reconstruir estações existentes, melhorar o sistema ferroviário de carga e equacionar questões de maior impacto na relação trem-cidade.
Um dos objetivos específicos consiste na divulgação dos serviços que as estradas de ferro já têm prestado na execução do transporte de passageiros a curta distância e do muito que as mesmas ainda poderão realizar, contribuindo decisivamente para a integração do transporte rápido em massa nas regiões metropolitanas de grande densidade populacional e contradizendo um antigo conceito, ainda existente mesmo em setores ferroviários, de que as estradas de ferro somente se destinariam a transportes de grandes massas a longas distâncias.
Assim, pode-se arriscar que, está em tempo das ferrovias fazerem parte integrante do planejamento estadual ou municipal. Se as ferrovias não tomarem parte ativa nas futuras instalações de tráfego de pequeno percurso, pode-se contar que os problemas de transporte não vão ser resolvidos ou somente o serão parcialmente. Fora disso resultam custos de ordem econômica, desnecessários que com participação das ferrovias poderiam ser evitados.
2 JUSTIFICATIVA
Otimizar o trânsito é essencial, principalmente para aqueles que necessitam locomoverem-se diariamente. Em horários de pico, o trânsito fica congestionado ocasionando fatos negativos entre motoristas e pedestres, assim faz-se necessária a atuação das estradas de ferro no tráfego em espaços densamente povoados como na região Metropolitana de Fortaleza.
A estrada de ferro na faixa de trilhos, por ser amplamente separada dos demais tráfegos de rua, tem as vantagens de absorver consideráveis correntes de massas com poucas unidades ferroviárias, num período de tempo relativamente curto.
Porém, o fato de se ter um tráfego metropolitano congestionado foi relevante para a escolha do tema a ser estudado, pois várias pessoas, assim como quem escreve, importa-se com a disciplina de horários, que muitas vezes é prejudicada pelo congestionamento causado pelas aglomerações de pedestres e transportes.
Então, a preocupação com a disciplina de horário a serem cumpridos que, muitas vezes e infelizmente, depende do tráfego foi um dos principais motivos pela escolha do tema do projeto.
3 PROBLEMÁTICA
Em todas as metrópoles do mundo, o congestionamento dos meios de transporte entre si aumentou de tal forma, principalmente nas horas de “pico”, acarretando em uma diminuição da velocidade dos meios de transporte terrestres, muitas vezes, para menos da velocidade do pedestre.
Infelizmente, as repartições municipais de planejamento não dispõem possibilidades de satisfazer a demanda do público com espaços de estacionamento e de área de circulação que garante um decurso fluente do trânsito, porém, os planejadores do trânsito são unânimes em afirmar que é possível reduzir as áreas de congestionamento somente investindo em um transporte público que poupe as superfícies e seja capaz de rendimento.
Baseado no que foi citado acima, a pergunta de partida do projeto é:
Como otimizar o trânsito em áreas com grande movimentação da população, nos centros urbanos e arredores de Fortaleza, onde a aglomeração local da população causa congestionamento dos meios de transporte de superfícies?
4 HIPÓTESES
A solução pode encontra-se unicamente numa síntese entre o transporte individual e o coletivo, em que meios de locomoção seriam empregados conforme suas vantagens especiais, visando tomar o mínimo possível os custos necessários para todo o serviço. Por outro lado, também seria importante ser solucionado a integração de todos meios de transportes.
Assim, considerando-se a velocidade: Trem elétrico como solução; Já que é um transporte rápido com via férrea própria, elevada ou subterrânea, como possibilidade de solucionar os problemas do trânsito.
Considerando capacidade de transporte e à rapidez: Trem é superior. A alta capacidade de rendimento do transporte ferroviário juntamente com as condições insustentáveis do trânsito nas ruas em muitas áreas de aglomeração abriu novamente caminho para os meios de transporte sobre trilhos.
Como conseqüência dos argumentos acima, pode-se apresentar como suposta solução de problema a introdução de estradas de ferro para o transporte de pessoas nas grandes aglomerações humanas nos centros urbanos e arredores de Fortaleza, assim resolvendo o problema de congestionamento nas superfícies.
5 METODOLOGIA
Para a realização do projeto há caminhos a serem percorridos, assim foram realizadas pesquisas, que como um todo, se complementam diante do projeto apresentado.
Para cada fase do projeto, pode-se afirmar que foram empregados diferentes tipos de pesquisa. Inicialmente, como toda pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto proposto.
Foram também realizadas pesquisas de campo do local, com visitas ás obra do Metrofor, onde foi coletado dado do local que serviam de extrema importância para os resultados do projeto. Em
...