ESTAGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Por: Miriam Lara • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.165 Palavras (13 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MÁRCIA APARECIDA COSTA
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Conselheiro Lafaiete - MG
2021
MÁRCIA APARECIDA COSTA
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a disciplina de Estágio Supervisionado I.
Conselheiro Lafaiete - MG
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO 6
2.2 OBJETIVO INSTITUCIONAL 9
2.3 AMBITO INSTITUCIONAL 12
INTRODUÇÃO
Tematicamente, a discussão neste relatório gira em torno Serviço Social. O relatório trata particularmente dos esforços de desenvolvimento que tentam mitigar o efeito social e econômico.
O local escolhido foi o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Alvorada, no município de Congonhas – MG. O serviço social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede. O objetivo principal é fazer a prevenção das famílias, em estado de vulnerabilidade social oportunizando a geração de renda para que as mesmas consigam ter uma vida com dignidade, garantindo direitos e assistência para a população desamparada.
Como atividades desenvolvidas tem-se a vivência e observação da instituição e a prática de intervenção do assistente social como visitas domiciliares, entrevistas, estudo social, elaboração de relatórios, atendimento às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Durante o período desenvolvido um pré-projeto de intervenção. O projeto de inserção do benefício eventual se destina aos cidadãos e às famílias com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingencias sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros. O benefício municipal eventual fornece cartão para aquisição de produtos essenciais à alimentação, limpeza e à higiene a famílias e/ou indivíduos de baixa renda.
O projeto teve como objetivo fornecer informações sobre o benefício eventual, discutindo temas que perpassem a vivência dos participantes e temas sobre informação nutricional e planejamento familiar, orientando as famílias sobre possíveis alternativas de sair da situação de vulnerabilidade.
O exercício de estágio supervisionado tende enriquecer a teoria e prática, fundamentado nos princípios metodológicos permitindo uma visão aberta da parte organizacional, solicitando a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, idealização e cumprimento do trabalho realizado pelo supervisor, junto à sociedade. Pois a instituição desempenha um importante, estratégico e fundamental ação social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as precisões e carências do ambiente em que permanecer colocada, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam um progresso na qualidade de vida e um aprimoramento como sujeito e ser humano consciente.
DESENVOLVIMENTO
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
O CRAS Alvorada foi implantado em 2005 no município de Congonhas – MG que possui uma população de 48.519 habitantes, e iniciou suas atividades em março de 2006 na rua Marechal Deodoro no bairro Centro, em 2009 mudou-se para outro imóvel, na Rua São José no mesmo bairro, abrangendo e atendendo toda a população da cidade.
Em maio de 2013 o CRAS passou por mudança novamente situando-se a Rua Felício Rossi, 226 bairro Alvorada onde permanece atualmente, com esta mudança ocasionou uma divisão da área de abrangência, reduzindo a área territorial e a quantidade de famílias atendidas, o CRAS referencia 3.00 famílias atendendo uma média de 140 famílias mensalmente.
O CRAS Alvorada não possui sede própria, tendo seu espaço físico adaptado. A unidade possui salas para atividades de convívio social, 1 sala dos técnicos, 1 sala de atendimento, 1 sala de coordenação, 1 sala de oficinas, 1 recepção, 1 almoxarifado, 2 varandas, banheiros, 1 cozinha, 1 cobertura e 3 espaços para atividades de convívio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira de 8 as 17h.
A equipe de referência é composta por um coordenador (nível superior), uma coordenadora da casa, duas assistentes sociais, um psicólogo, uma pedagoga, uma assistente administrativa, dois oficineiros, uma recepcionista e uma estagiária de serviço social.
O principal objetivo é fazer a prevenção das famílias, em estado de vulnerabilidade social oportunizando a geração de renda para que as mesmas consigam te uma vida com mais dignidade, garantindo direitos e assistência para a população desamparada fazendo isso por meio de políticas sociais de forma organizada e planejada lutando contra os problemas de injustiças que pode afetar os menos favorecidos socialmente.
A demanda consiste em famílias e usuários em situação de vulnerabilidade social, com limitados acessos aos recursos públicos, econômicos, culturais e por sua vez sem condições básicas de sobrevivência, decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminação etárias, étnicas, de gênero o por deficiências, dentre outros).
...