ESTRATÉGIA DE DESEMPENHO
Tese: ESTRATÉGIA DE DESEMPENHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeffajala • 30/8/2014 • Tese • 968 Palavras (4 Páginas) • 424 Visualizações
ESTRATÉGIA DA PRODUTIVIDADE.
A busca pela produtividade;
Produtividade é a conexão da linha de produção com os fatores de produção, quanto mais positiva minha junção desses meios melhor e maior será meu nível de produtividade. Adam Smith considerado como o “pai” da economia e fundador de importantes teorias, e autor do livro marco “Riquezas das Nações”, segundo Smith a produtividade é o fator da geração de riqueza das nações.
A divisão do trabalhão e a qualificação dos indivíduos (educação/treinamento de funcionários) têm o intuito de melhorar a produtividade, sendo um vínculo de aumentar os lucros com um baixo custo.
Os tipos de produtividade;
São muitos tipos de teorias que buscam definir o comportamento e meios da produtividade, dado esse âmbito é necessário dividir pelo menos, em dois, sendo a Produtividade Clássica (baixo custo de produção) e Produtividade Estratégica (vantagem competitiva).
Produtividade clássica;
É o resultado do aumento daquilo que foi produzido pelo operário através de ações, como: Analisar operações industriais; Evitar desperdícios; Simplificar o trabalho; Retreinar empregados; Revisar ferramentas; Melhorar os controles diários da produtividade de cada operação e de cada trabalhador;
Esses meios são eficientes no aumento da produção, sempre respeitando o planejamento é a divisão do trabalho. São tipos de produtividade indicadas por Taylor e outros grandes estudiosos sendo mais bem adequada e utilizada em processos de trabalhos repetitivos, indústrias.
Ações essas que tende a ter valor/custo auto, alguns fatos do encarecimento desse processo é o envolvimento de educação para os indivíduos (treinamento dos funcionários), o aumento do efetivo, dos maquinários, de controles e do respeito ao organograma. Burrhus Frederic Skinner, um dos desbravadores da psicologia experimental considera inviável proceder com esses meios de crescimento da produtividade clássica onde a quantidade de operários seja menor que 15% do custo total daquilo que foi produzido.
Em alguns casos sendo um empecilho os próprios gestores que focam demasiadamente na supervisão, não compartilhando do entendimento da divisão e planejamento do trabalho e da responsabilidade do operário com suas obrigatoriedades, esses, tende a deixar no esquecido os fatores que são de suma importância no crescimento da empresa, sendo da analise do mercado, da força e/ou da debilidade da empresa e até da busca de novos produtos.
Formas de alcançar a produtividade clássica;
A produtividade clássica é aquela em que o objetivo principal é o aumento da produtividade do trabalhador por hora trabalhada, através de atitudes como a simplificação do trabalho, treinamentos, incentivo financeiro, controle do trabalho, seleção negativa, pressão formal e pressão técnica social (Just in time) que é um sistema administrativo em que nada deve ser produzido em excesso, para ser armazenado ou de maneira antecipada e sim “na hora certa”. Esse sistema de produção desenvolvido no Japão no início da década de 50 pela fábrica da Toyota elimina ou diminui os desperdícios, e a necessidade de estoque já que nada é para ser armazenado, o uso deve ser imediato e o produto a pronta entrega. A produção tem que o ser o suficiente para apenas no atendimento da demanda, nem a mais e nem a menos, tarefa essa que cabe aos administrados saber quando e quanto abastecer e desabastecer a produção. Esse tipo de processo não se encaixa de maneira adequada a multi produções, ele requer um sistema de produção simples e de pouca flexibilidade. A alta qualidade dos produtos é um dos objetivos onde apesar da autonomia dos operários os erros na produção não são tolerados. Apresenta como vantagem a redução de custos com equipamentos, materiais e mão de obra, já que os defeitos não são levados adiante no processo
...