ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Por: elianasamanet • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.291 Palavras (14 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ELIANA DE FÁTIMA ALEXANDRINO EVANGELISTA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CRAS de São Miguel do Anta/MG
[pic 3]
VIÇOSA - MG
2016
ELIANA DE FÁTIMA ALEXANDRINO ENAMGELISTA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CRAS de São Miguel do Anta/MG
Produção Textual Avaliativa Pertinente ao Estagio Curricular Obrigatório I - Caracterização Institucional: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – “Casa das Famílias” de São Miguel do Anta/MG.
Coordenador (a) do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli
VIÇOSA - MG
2016
A cidade de São Miguel do Anta, fundada em 12 de Dezembro de 1953, localizada em Minas Gerais com 7.019 habitantes Segundo o Instituto Brasileiro de geografia e estatístico-IBGE. O povoado que deu origem ao município teria surgido em torno de uma capela, erguida em honra a Nossa Senhora da Conceição, em terras doadas por fazendeiros, no início do século XIX. Os moradores batizaram o lugar de São Miguel do Anta, devido à ligação com a paróquia de São Sebastião da Pedra do Anta. Em 1857, torna-se distrito de paz na freguesia do Anta, com o nome de São Miguel. São Miguel do Anta emancipa-se em 1953, com território desmembrado de Viçosa.
Como todo ano, a cidade recebe vários turista devido o seu tradicional carnaval. . A religião também é predominante na cidade. A Zona Rural também é destaque: Capivara, localizada entre São Miguel e Ervália abriga um povo humilde que ainda mantém a tradição familiar. A principal atividade do povoado é a agricultura "plantação de café", e também a avicultura vinculado com a empresa Pif Paf Alimentos.
A Cidade se dispõe de poucos pontos comerciais, 01 unidade de saúde, um posto na zona rural da capivara, 02 PSF , 02 Clinicas,Bancos, Casa Lotérica, Camara de Vereadores, Correio dentre a Secretaria de Assistência Social .
O CRAS Centro de Referencia da Assistência Social do município de São Miguel do Anta/MG, denominado “Casa das Famílias” está localizado na Rua São Jose nº 720, Centro. A instituição foi fundado em 2009 na gestão do Pref. Jose Eugênio Pacelli Lopes. A equipe da Secretaria de Assistência Social e os trabalhadores do CRAS foram modificados a partir da nova gestão, do atual prefeito Cristiano Moreira Machado, gestão esta, que teve início no dia 01 janeiro, de 2013.
Está habilitado na Gestão Básica, onde o município assume a gestão da Proteção Básica na Assistência Social, devendo a gestão prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, responsabilizando-se pela oferta de benefícios, programas, projetos e serviços sócios assistenciais que fortaleçam vínculos familiares e comunitários que promovam os beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada - BPC e Programa Bolsa Família e que vigiem direitos violados no território.
A gestão básica implica importante avanço no desenho do sistema, entre as exigências destacam – se a existência de CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (em número e capacidade de acordo com o porte do município), a realização de diagnóstico de áreas de risco e maior vulnerabilidade social e a manutenção de secretaria executiva no conselho de assistência social. Essas três condições revelam a importância para o SUAS de que haja equipamento próprio de referência nos territórios de vulnerabilidade e de risco social, ao mesmo tempo em que exige da instancia de controle social, especificamente do conselho, suporte técnico mínimo de possibilitar sua atuação.
É determinado pela secretaria que toda a equipe de referência do CRAS seja composta por funcionários concursados, pois a baixa rotatividade é fundamental para que se garanta a eficácia e continuidade dos serviços e ações ofertados no CRAS, mas o que podemos observar são as condições irregulares em que estes profissionais estão inseridos, já que estes são contratados.
Atualmente a equipe do CRAS é composta por uma psicóloga e duas assistentes sociais, um coordenador,
4 técnicos responsáveis pelos grupos do SCFV e 2 auxiliares, além de um auxiliar de serviços gerais e um auxiliar administrativo.
Sua estrutura física é composta por nove cômodos, são eles: uma sala para atendimento, utilizadas pelos assistentes sociais e a pedagoga; um ambiente destinado a recepções
e espera dos usuários, 1 salão para atividades desenvolvidas com os grupos de 21 usuários, como palestras e oficinas; uma sala de brinquedo teca utilizada pelas crianças no SCFV; 3 banheiros: um feminino, um masculino e outro para pessoas portadoras de necessidades especiais, uma cozinha, um almoxarifado, 1 sala para o coordenador. Suas instalações são adequadas para as atividades desenvolvidas na instituição, o que facilita a execução do trabalho de toda a equipe.
Quanto aos recursos materiais, o CRAS conta com linha telefônica, computador em condições precária com acesso a internet, impressora, data show, caixa amplificadas de som, entres outros recursos, estão materiais didáticos, Sendo estes suficientes para atender ao bom funcionamento da instituição. Pode-se observar que o Cras, ainda não possui um veiculo para locomoção da equipe, prejudicando muito os trabalhos, principalmente quando se refere a zona rural do município .
Como responsabilidades à equipe do CRAS devem prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, e articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência do CRAS, em conexão com outros territórios.
...