Escotismo Especialidade Cuidados Bucais nmr 5 e 6
Por: tascruz • 26/9/2021 • Projeto de pesquisa • 277 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
- Descrever como se desenvolve a gengivite, a periodontite e o tártaro.
Como a gengivite surge? Tudo começa quando os restos de comida nos dentes atraem bactérias. Elas, então, começam a se alimentar, multiplicam-se e fixam residência na boca. Em grandes quantidades, passam a atacar a gengiva, originando uma inflamação.
Periodontite: A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados. Esse dano no tecido pode fazer com que a gengiva se separe dos dentes, criando pequenos espaços ou "bolsões", onde podem ocorrer mais formação de placa bacteriana e infecções. Com o agravamento da situação, o osso começa a sofrer erosão. Se não tratada, isso eventualmente resulta em dentes soltos, que podem cair ou que precisem ser removidos por um dentista.
Tártaro: Se a placa bacteriana não for removida regularmente e de maneira completa, os minerais da saliva se combinam com ela, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro.
- Explicar o que é placa bacteriana e sua relação com as doenças da boca.
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros micro-organismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente. A relação da placa bacteriana em relação as doenças na boca é que a placa bacteriana é a principal causadora das doenças como gengivite, tártaro, mau hálito etc.
...