Estagio supervisionado I
Por: iracelio33 • 30/5/2017 • Dissertação • 4.656 Palavras (19 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 2]
NOME DO ACADÊMICO – RA: ................
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CIDADE - ESTADO
2017
NOME DO ACADÊMICO – RA: ................
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
CIDADE - ESTADO
2017
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: ___________________________________________________
Curso: Serviço Social
Telefone: _____________________ e-mail: ________________________________
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local do Estágio: _____________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________________
Supervisor (a) Acadêmico (a): ___________________________ Nº CRESS: ______
Supervisor (a) de Campo: ______________________________ Nº CRESS: ______
Carga Horária: _________
Início: ______ / ______ / ______ Término: ______ / ______ / ______
I – INTRODUÇÃO
A Assistência social brasileira tem um marco legislativo que no decorrer das duas ultimas décadas possibilitou visualizar a diferença entre assistencialismo e assistência. A Assistência Social é política de seguridade social não contributiva, que garante o atendimento ás necessidades básica dos menos favorecidos, como: alimentação, habitação, educação e saúde.
Segundo o guia de políticas e programas do Ministério do desenvolvimento social e combate á fome- MDS – a assistência social, a partir da Constituição Federal de 1988, passou a integrar o Sistema de seguridade social, como política pública não contributiva. Portanto, como direito do cidadão e dever do Estado.
O estudo trata da contribuição do serviço social ao idoso, levando-se em consideração os programas públicos que são oferecidos devem contribuir para a qualidade de vida, a melhoria da saúde e á dinâmica social e internacional dos grupos de terceira idade que favorecem a inclusão social.
Apresenta-se uma visão geral dos grupos de terceira Idade, considerando suas necessidades sociais, culturais e afetivas através da problematização das questões que envolvem o direito á acessibilidade é a qualidade de vida. O estudo compreende uma análise da vivência do idoso sob o ponto de vista do serviço social, voltado ao campo da assistência á acessibilidade e lazer.
Nesse sentido a problemática de estudo aponta a seguinte questão: Qual a contribuição do serviço social na rede de relação nos programas de atuação social e de acessibilidade na pessoa idosa?
A hipótese de estudo aponta que a contribuição do serviço social se dá mediante a participação ativa nos programa social com o auxílio em processos de avaliação frequentemente, ao discorrer sobre o envelhecimento saudável, afirmamos que o idoso, assim como os mais jovens, também tem necessidades de lazer e preenchimento do tempo livre. Assim como o idoso saudável, o idoso que passa por processo de envelhecimento patológico também tem este direito, basta ele querer e o local oferecer condições adequadas.
II – DESENVOLVIMENTO: (Fonte Arial 14 no título)
- Proporcionar uma melhor qualidade de vida para idoso, onde ele tenha visão clara de todos os direitos e deveres tais como: acessibilidade e lazer. Assegurar sua liberdade, o respeito e a dignidade, fazê-lo gozar dos avanços tecnológicos para sua integração social.
- Promover atividades lúdicas nos grupos de convivência para idoso;
- Oferecer instalações para a acessibilidade adequada;
- Zelar o respeito aos direitos e garantir legais assegurado ao idoso;
- Acesso e facilitar a liberdade nas repartições públicas;
- Garantir transportes públicos de qualidade para acesso dos idosos pra os grupos de convivência;
- Garantir melhor estrutura em repartição púbica;
- Oferecer alternativas para os idosos terem acesso ao lazer, cultura e arte, promovendo a criação do seu espaço.
III – A ORGANIZAÇÂO
O Centro de Referência de Assistente Social, Fátima Galdino – CRAS - Sede, fica localizado na Avenida Rios, S/N, Centro de Itarema com o telefone: ( 88 ) 36671766 e o e-mail: crasitarema@hotmail.com.
O CRAS deve programar política pública nos campos da Assistência Social e do trabalho, em prol do desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida das famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social do município de Itarema. Seus serviço e programas são feitas através da demanda e da necessidade do município, como:
SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS:
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família/PAIF/CRAS;
- Serviço de Convivência para Criança e Adolescentes de 6 a 15 anos;
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescente de 15 a 17 ano;
- Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos/Grupos de convivência da Melhor Idade Girassol;
- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado ás Famílias indivíduos (PAEFI)CREAS.
- Cadastro Único para Programa Social e Programa Bolsa Família – PBF;
- Projeto de trabalho técnico Social – PTTS com família beneficiária de Políticas Habitacionais;
- Benefícios Eventuais;
- Apoio administrativo e financeiro aos Conselhos de Participação (CMA,CMDCA,CMI e Conselho Tutelar).
- Setor de Identificação e CTPS.
A estagiária fez todas as observações na instituição em vários momentos foi solicitada para fazer algumas coisas onde a Assistente Social sempre acompanhava a estagiária. As atividades no CRAS vêm ajudando com que as famílias possam ter mais acesso. Tem a orientação social que vem cada dia se aperfeiçoando, pois o publico é bem diverso. Temos os grupos como os das crianças, gestante e idosos.
Através das observações, o estágio foi grande aprendizado, pois fez com que a pratica do serviço ajudasse no desenvolvimento para um bom profissional.
...