Estagio1
Por: segfor • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
APAE (associação de pais e amigos dos excepcionais)
Autor (LIZIANE DO AMARAL NUNES )
Orientador Local (Daiane Bento dos Santos )
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (Seso153) – Estágio I
10/12/14
. introdução
No estágio I onde estou realizando na a APAE de Criciúma realizei muitas atividade atividades burocráticas nas organizações de documentos retiradas de copias, participei de reuniões realizadas pela coordenação juntamente com a equipe técnica da APAE onde entraram no consenso para solucionar casos de alunos e buscar a maneira eficaz de solucionar o problema.
A APAE de Criciúma conta com 230 aluno de zero a 60 anos com deficiência intelectual profunda ,síndromes diversas, deficiências múltiplas, moderadas. As deficiência podem ser causadas por doenças, acidentes ,condições sociais precárias ,fatores orgânicos ,hereditários ou genéticos .Na maior parte dos casos ,exames simples , mas eficazes ,podem evitar problemas futuros .Em caso de deficiência na família ,é aconselhável realizar um mapeamento genético, serviço que esta disponível pelo Sistema único de Saúde (SUS) . Segundo dados do Censo de 2010,o número de pessoas com pelo menos um tipo de deficiência ,na região sul do país, aumentou de 14,3% para 22,51% a conscientização é a melhor forma prevenir. A orientação esta diariamente na atuação do assistente social. Analisando a forma como a supervisora de campo abordava as famílias e os alunos orientando e aconselhando sem precisar tomar outras medidas .Em seus atendimentos procurava ser objetiva e muito clara pois as pessoas tinham muita dificuldade de compreender , pois deixavam para resolver problemas de documentação em cima do prazo apesar de serem bem orientados e direcionados .
PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
Na APAE de Criciúma fui bem recebida todos me recepcionaram muito bem tendo toda a liberdade de acesso na instituição onde realizei diversas atividades informais participei de eventos aulas de dança , exercícios físicos e apresentações artísticas,.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
Ao iniciar o estágio na APAE fiquei com muito receio e medo dos deficientes intelectuais
Já que não conhecia a instituição e sua forma de trabalho ,toda essa impressão
Que tinha estava equivocada, na instituição á muito amor , alegria e carinho principalmente dos deficientes intelectuais eles são muito carismáticos e atenciosos e muito receptivos gostam de conhecer pessoas . Realizei muitas amizades com eles e me proporcionaram muitas alegrias. Com a supervisora de campo tive um relacionamento muito aberto me dava toda liberdade para realizar duvidas e perguntas, tive algumas dificuldades e também me superei em outras atividades tive todo o apoio e estrutura minha supervisora me orientava quando necessário e me corrigia de uma maneira simples e esclarecida tive um entrosamento muito bom com os funcionários técnicos e direção onde serei grata eternamente pela experiência única.
...