Estágio Curricular Obrigatório I
Por: Isabelzynhah Neves • 9/8/2017 • Relatório de pesquisa • 2.802 Palavras (12 Páginas) • 320 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA ISABEL BATISTA NEVES
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli
ITACOATIARA - AM
2017/1
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA ISABEL BATISTA NEVES
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado a Coordenação do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Pitágoras Unopar, referente a avaliação da Disciplina Estágio Curricular Obrigatório I.
ITACOATIARA - AM
2017/1
Anexo I
1 – IDENTIFICAÇÃO
Estagiária:
Maria Isabel Batista Neves
Matrícula/Ead 0130540206 - 5° semestre
Instituição campo de estágio:
Prefeitura Municipal de Itacoatiara/AM – Hospital Regional José Mendes – Setor de Serviço Social
Endereço da Prefeitura Municipal de Itacoatiara: Rua Dr. Luzado Ferreira de Melo, 2225 – Bairro: Centro - Itacoatiara /AM.
Endereço do Hospital: Rua Acácio Leite, 2359 Bairro Iracy – Itacoatiara/AM.
Projeto/Atuação:
Setor de Serviço Social do Hospital Regional José Mendes.
Supervisor de Campo:
Lidiane de Lima Gama.
CRESS nº: 8150
Supervisor acadêmico:
Fabrízia Raimunda Reis Alves.
CRESS nº: 4614
Período de realização do estágio:
Início em 24 de março de 2017 – Término 19 de maio de 2017
Dias e horários de estágio:
Segunda feira a Sexta feira (exceto feriados)
Entrada 08:00h / Saída 12:00h
Dias e horários reservados para a supervisão de campo:
Segundas feiras, no horário de 15:00h as 16:00h (exceto feriados)
2 – JUSTIFICATIVA
O Hospital Regional José Mendes (HRJM) localizado no município de Itacoatiara-AM. Constitui-se em um estabelecimento de saúde vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (SEMSA), sendo referência na região do Médio Amazonas em atendimento de média complexidade.
Foi inaugurado em 27 de agosto de 1992, e recebeu este nome em homenagem ao primeiro médico que se estabeleceu no município e passou a prestar serviço de assistência à saúde em urgência e emergência aos munícipes.
O fato do HRJM ser o único em serviços de média complexidade no Médio Amazonas, fez surgir uma demanda advinda dos municípios circunvizinhos, além do aumento populacional no município de Itacoatiara, o que ocasionou uma superlotação no mesmo, o que despertou na gestão local da época, a necessidade de uma reforma e ampliação, diante do cenário da época. Em 10 de maio de 2003 houve a reinauguração do HGJM que passou de fato a ser uma referência em média complexidade para todo Médio Amazonas.
O Hospital possui gestão plena, prestando assistência de média complexidade com serviços de urgência e emergência e busca favorecer o processo de prevenção e promoção em saúde e principalmente na recuperação em saúde com atendimento humanizado preconizado pelo Ministério da Saúde, atendendo a todo o cliente independente de classe social, nacionalidade, idade, cor, raça, etnia ou religião, garantindo desta forma, os direitos constitucionais dos cidadãos.
O Setor de Serviço Social no HGJM, está voltado para atender a demanda dos usuários internados, e seus acompanhantes, procurando ouvi-los e assim visando amenizar as problemáticas sociais que se apresentam de acordo com a particularidade de cada um dos mesmos. Assim viabilizando o acesso aos usuários deste município aos vários serviços prestados por esta unidade, também é executado o atendimento ao público externo.
3 – OBJETIVOS
3.1 – Objetivo Geral:
Conhecer a atuação do profissional Assistente Social no âmbito hospitalar e suas respectivas atribuições.
3.2 – Objetivos Pedagógicos:
-analisar os dados coletados através de visitas nas enfermarias buscando constituir uma orientação segura para os pacientes e seus acompanhantes e adquirindo experiência no estagio em questão.
- Observar a prática profissional e crítica do profissional de Serviço Social, no sentido de garantir e possibilitar o exercício profissional e seu comprometimento para a população usuária do serviço social com eficiência;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as políticas sociais desenvolvidas pela unidade hospitalar com as verdadeiras necessidades da população .
- investigar e estudar a realidade socioinstitucional estabelecendo um movimento reflexivo entre as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológico e ético-político.
4 – SUPERVISÃO DE CAMPO:
As atividades de supervisão de campo foram realizadas todas as Segundas-feiras das 15:00 as 16:00 horas, individualmente, proporcionando uma vivencia de prática profissional embasada segundo o Código de Ética do Assistente Social e na lei de Regulamentação da Profissão.
Dessa forma compreendendo o estágio como um espaço de aprendizado do processo de trabalho através da relação teórica/prática privilegiado a formação profissional onde o estágio, através da inserção no espaço sócio institucional, expressa vivencia de forma analítica e crítica do processo de atuação do assistente social.
5– SUPERVISÃO ACADÊMICA:
As atividades de supervisão acadêmica foram realizadas todas as Sextas-feiras das 17:00 as 18:00 horas, sendo objetiva, auxiliando e acompanhando o desenvolvimento e esclarecendo dúvidas referentes ao campo de estágio.
...