Exame físico
Tese: Exame físico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glauciag27 • 14/9/2014 • Tese • 622 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
1.1 Exame Físico
É a verificação in loco que deverá fornecer ao auditor a formação de opinião quanto à existência física do objeto ou item examinado.
O exame lhe dá o que pode ser chamado de testemunho ocular.
É a identificação da coisa que está sendo examinada.
Deve conter as seguintes características:
•Quantidade;
•Existência física;
•Identificação;
•Autenticidade;
•Qualidade.
O exame físico, por si só, não prova a propriedade da coisa examinada, pois é um procedimento complementar para o auditor certificar-se de que há correspondência contábil.
Exemplos: Contagem de caixa; contagem de estoques; contagem de investimentos; contagem do ativo imobilizado; contagem de duplicatas a receber/a pagar; contagem de cautela de ações do capita l
1.2 Circularização
É o procedimento substantivo de auditoria realizado junto a fontes independentes externas à empresa auditada, como por exemplo, clientes, fornecedores, bancos, advogados etc., cujas informações e ou resultados geralmente consubstanciam em evidência corroborativa no trabalho do auditor externo.
1.3 Documentos Originais
É o procedimento de auditoria voltado para a comprovação das transações que por questões legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios de efetividade destas transações.
Estão incluídas nessa prova documental: faturas de compras e vendas; cheques; avisos de remessa; apólices de seguros; contratos; cautelas de ações; certificados de garantia; requisições; pedidos de compras; etc.
Quando o auditor realizar o exame dos documentos originais deve ter sempre em mente:
autenticidade – verificar se a documentação examinada é fidedigna e merece fé;
normalidade – verificar se a transação realizada é adequada em função da atividade da empresa;
aprovação – verificação de que a transação e a documentação suporte foram efetivamente aprovadas por pessoas adequadas e responsáveis;
registro – comprovação de que o registro das operações é adequado em função da documentação examinada e está refletida contabilmente em contas apropriadas.
Exemplos: Documentação de aquisição de matérias-primas; de aquisição de itens do imobilizado; de vendas realizadas; de serviços adquiridos ou vendidos; de requisição de matérias-primas à produção; etc.
1.4 Cálculos
É voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas.
É a única forma de constatação das várias operações que envolvam somas e cálculos.
É a mais simples e a mais válida técnica de verificação.
Exemplos: Cálculo da listagem de estoques; soma do razão auxiliar de clientes/fornece
dores; soma do diário auxiliar de clientes/fornecedores; cálculo de equivalência patrimonial; cálculo de juros a receber/a pagar; etc.
1.5 Escrituração
...