Expressões da questão social
Por: andrebarral • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.357 Palavras (6 Páginas) • 254 Visualizações
Marília-SP
2013
LOURDES CRISTINA DE ALMEIDA FERREIRA
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
SERVIÇO SOCIAL I
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: PASSADO E PRESENTE
O QUE MUDOU?
Marília-SP
2013
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: PASSADO E PRESENTE
O QUE MUDOU?
Trabalho de produção textual apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Ciência Política, Filosofia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos e Sociologia.
Orientador: Prof. Giane Albiazzetti
Prof. Márcia Bastos de Almeida
Prof. Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi
Prof. Sergio Goes
LOURDES CRISTINA DE ALMEIDA FERREIRA
“ATÉ AGORA OS FILÓSOFOS SE PREOCUPARAM EM INTERPRETAR O MUNDO DE VARIAS FORMAS. O QUE IMPORTA É TRANSFORMÁ-LO” Karl Marx.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4
2.1 O surgimento da questão social ............................................................................ 4
2.1.1 O serviço social: passado e presente no Brasil ................................................. 5
2.1.1.1 Expressões da atualidade ............................................................................... 5
2.1.1.1.1 Uma mudança de direção.............................................................................6
2.1.1.1.1.1 A sociedade se manifesta.........................................................................6
3 CONCLUSÃO............................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
3
1 INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise das diferentes formas da questão social e das mudanças ocorridas comparando, passado e presente e como estas mudanças interferiram e interferem no desenvolvimento do profissional do serviço social, e também como os profissionais se “apropriam” da questão social e seus problemas, a influência das ONG’S, da igreja e do estado e a parcela que cada um destes, tem na solução da questão social e também como enfrentar estas mudanças da questão social na atualidade.
4
2 DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO
2.1 O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL
Primeiramente devemos procurar compreender o que seria a questão social. A questão social teve inicio devido a mudanças de cunho político, econômico e social impulsionadas pela industrialização da Europa ocorridas no séc. XIX. A partir do momento que os trabalhadores começaram a ter consciência que estavam sendo explorados e começam a exigir (com influencia de sindicatos e partidos políticos) do estado, soluções para os problemas que tiveram advento junto com a modernização dos meios de produção. De acordo com Garcia, Ramos e Bonadio (2009, p.1):
A produção industrial impôs uma nova fisionomia ao contexto social, e surge um novo tipo de regulação que se rege pelo estatuto do direito do cidadão e do dever do Estado, e este era sempre moldado às exigências do capitalismo.
A partir de então, lentamente algumas conquistas ocorreram. No Brasil, devido ao sistema colonial baseado principalmente na escravidão. A questão social teve o seu processo iniciado bem mais tarde e o principal foco da questão social no Brasil sempre foi e continua a ser a desigualdade social. A partir da década de 80 com o fim da ditadura e ainda segundo Garcia, Ramos e Bonadio (2009 p 3).
A principal e mais importante resposta às lutas sociais desse período de transição democrática, foi a Constituição Federal que garantiu os direitos sociais, e conferiu caráter político à Questão Social.
Já a partir da década de 90 aparecem novas expressões da questão social, mas na verdade apenas e mudaram os termos, pois os problemas continuam os mesmos. O capitalismo modernizou-se e não se preocupa mais em gerar empregos, o estado também se modifica e ressurge a filantropia social.
Podemos dizer que as expressões da questão social mudam de tempos em tempos. No inicio do séc. XIX a luta era basicamente por direitos trabalhistas, menor jornada de trabalho. Depois da conquista destes direitos, o foco toma um novo rumo, partindo para a manutenção dos direitos e a luta por novos
5
como a fome, o analfabetismo, saúde, direitos para a terceira idade etc.
2.1.1 O serviço social: passado e presente no Brasil
O serviço social surgiu a partir de um novo pensamento que vislumbrou superar as ações caritativas na sua maioria desenvolvidas pela igreja e dispersas, sem um padrão que atendesse o enfrentamento da questão social. A falta de uma legislação no inicio do século dificulta mais ainda ações concretas. Vamos observar a incapacidade do estado em criar e dar continuidade a um trabalho que atenda as necessidades da população. Alguns empresários desenvolveram uma política de assistencialismo criando vilas com creches e escolas, mas em contrapartida rebaixava os salários além de controlar o tempo “livre” do trabalhador. Devemos ressaltar também:
As formas de enfrentamento da questão social pela Igreja em nenhum momento irão colidir com os interesses do Estado brasileiro.
...