FARMACIA VIVA
Artigo: FARMACIA VIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: aline.b10 • 25/2/2014 • 303 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
A escola municipal de ensino fundamental, Anna Töwel Nagel, município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, tem como proposta uma escola sustentável, diante disso, desenvolveu-se o projeto “Farmácia Viva”, com objetivo de criar uma nova mentalidade, com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente, produzindo, cultivando, manipulando mudas de plantas medicinais a partir das espécies da região, estimulando a produção de produtos das mesmas, possibilitando assim, um acesso alternativo pelas plantas medicinais.
Um número crescente de educadores vem refletindo, e buscando cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do meio ambiente e ambiente escolar, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
A eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança do uso terapêutico de determinadas plantas medicinais, dentre outros aspectos, estão cientificamente aprovadas a serem utilizadas pela população, nas suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as tradições populares.
Trata-se de um projeto integrado ou mesmo extracurricular,
contextualizado, fragmentado e articulado, desenvolveu-se como uma prática educativa que integre nas disciplinas na sala de aula e na escola. Os professores recebem estímulos, pelos ótimos resultados obtidos, a comunidade escolar interage no ambiente escolar, passando de ouvintes a participantes. Esse é o papel da Educação Ambiental que, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais, também foca na proposição de ideias e princípios que possibilitem a construção de um mundo sustentável.
...