Fonte De Heron
Pesquisas Acadêmicas: Fonte De Heron. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cleversoncivil • 13/10/2014 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 1.977 Visualizações
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Montagem
4. Cronograma
5. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, montamos a chamada fonte de Heron, Bomba de Heron ou fonte de Alexandria, seu nome mais conhecido é como fonte de Heron.
O que seria essa fonte?
É um dispositivo que permite levar água de um reservatório A até outro reservatório B em um ponto mais alto. Isso é possível devido à diferença de pressão entre o reservatório B e o reservatório A. Essa diferença é gerada pelo escoamento d'água em um terceiro reservatório C, que está isolado e ligado a A através de uma mangueira.
Assim o funcionamento do experimento deve-se a dois fatores: a energia que você disponibiliza colocando a garrafa C sobre o suporte elevado (fornecendo energia potencial ao sistema) e a pressão atmosférica.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.Importância didática do trabalho
Com esse trabalho conseguimos explorar os conceitos de energia potencial e cinética, conservação de energia, o conceito de pressão, bem como o principio de Pascal que pode ser enunciado da seguinte forma: “os líquidos (de uma forma geral tratamos por fluidos)transmitem a pressão que recebem.
2.2.Originalidade
É possível encontrar diversas formas de explicações e montagens. Utilizamos métodos encontrado no site ponto ciência, feira de ciência e vídeos do youtube.
2.3.Descrição
A fonte de Heron (Perelman, 1975) consiste de um aberto e dois esféricos fechados: o primeiro, que chamamos de A, totalmente aberto à atmosfera e os outros dois fechados, que chamamos de B e C. Todos são conectados por três tubos como mostra a Fig. 1.
Para que a fonte comece a funcionar é necessário que o vaso B esteja parcialmente cheio de água, o vaso C e o A com água até o nível do extremo do tubo que interliga os vasos A e C.
Colocando água no vaso A, suficiente para encher o tubo que interliga os vasos A e C, estabelece-se uma coluna de água no tubo aumentando à pressão do ar dentro dos vasos B e C. A pressão B, sendo maior que a pressão atmosférica, faz com que a água deste vaso escoe pelo tubo, jorrando no vaso A. Esta por sua vez flui pelo tubo mantendo a coluna de água e quando toda a água do vaso B escoa para o A, cessa o funcionamento da fonte.
fig.1
Outras versões surgiram, simplificando a fonte e introduzindo modificações. Uma delas pode ser facilmente reproduzida como mostra a Fig. 2. No lugar dos vasos esféricos fechados de vidro, usaram-se frascos e tubos de borracha. Não há necessidade de orifícios na base do vaso superior, uma vez que os tubos podem ser colocados como mostra a Fig.2.
Esta montagem é mais conveniente porque depois de toda a água do frasco B ter escoado via frasco A para dentro do frasco C, você pode inverter as posições dos frascos B e C e a fonte continuará a funcionar. Outra conveniência é que você poderá dispor os vasos em diferentes desníveis e ver como isto afetará a altura do jorro da fonte.
3. MONTAGEM
Materiais Utilizados:
– 3 Garrafas plásticas com tampa
– Mangueira
– 3 canos de PVC sendo 1 (120 cm) 1 ( 53cm) 1 (18 cm)
– Bico de pressão
– Furadeira
– Morsa
- Parafuso
- Areia
Montagem:
Para realizar a montagem furamos as garrafas e tampas de forma que a mangueira passa por esses orifícios e proporciona a vedação das garrafas. Também foi preciso utilizar garrafas resistentes, pois devido à redução da pressão interna pode ocorrer deformação da garrafa, impedindo o bom funcionamento do experimento.
Montagem da base
Após furarmos as garrafas e as tampas, corte o cano com uma altura aproximadamente de 53 cm, 120 cm e 18 cm, após cortados, fure a lateral unindo-os com parafuso.
Garrafas
Após os furos encaixe as mangueiras junto com os bico de ar. Posicione as garrafas da seguinte maneira: Encaixe a garrafa A no cano de altura 18 cm, garrafa B no cano de 53 cm e por último posicione a garrafa C com a parte da tampa para baixo no cano de 120 cm.
Mangueiras
Encaixe na tampa o bico de pressão, prendendo a mangueira neles. Ligue a mangueira na garrafa A junto ao bico da garrafa C (parte inferior)
...