Frutose Como Fonte De Energia
Artigo: Frutose Como Fonte De Energia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelcyc • 11/3/2015 • 491 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Informações Básicas
A Frutose é obtida a partir do dissacarídeo Sacarose, esse açúcar também fornece a glicose. A frutose pertence à família dos carboidratos de estrutura mais simples, os monossacarídeos, sendo uma cetose (grupo carbonila está em qualquer posição) e hexose ( seis átomos de carbono no esqueleto molecular), podendo ser chamado de cetohexose. Também é um isômero funcional da glicose (possuem a mesma fórmula molecular).
Esse monossacarídeo é encontrado na maioria das frutas e no mel; assim como outros açucares também pode ser consumido em busca de energia. É considerado o açúcar mais solúvel.
Transporte da Frutose
Após a ingestão da frutose, a mesma é transportada através do epitélio intestinal, por um mecanismo “facilitador”, na veia porta hepática, pela membrana basolateral do enterócito, a favor do gradiente por Difusão Facilitada, o carreador (transportador) responsável é o GLUT2, indo diretamente para o fígado onde será metabolizada.
Absorção
A absorção da frutose ocorre no intestino delgado, mais especificamente no Lúmen intestinal. O carreador responsável pela absorção é o GLUT5, localizado na membrana apical do enterócito e leva até a entrada nos capilares, tendo um diferencial, é independente do Na+, ou de energia.
Síntese da Frutose
A frutose é sintetizada a partir da glicose, através da via metabólica poliol, nas vesículas seminais, servindo como fonte de energia primária para os espermatozóides.
Metabolismo
A frutose é uma importante via metabólica energética para os músculos e rins dos vertebrados. Sua energia pode ser utilizada também pelas células hepáticas.
Seu metabolismo ocorre no fígado, como frutose-6-fosfato, por ação da enzima hexoquinase, ou então a frutose é fosforilada com ATP para produção de frutose-1-fosfato (F1P), por ação de outra enzima, a frutocinase, que existe em grande quantia na mucosa intestinal.
O metabolismo da frutose é notável pelo fato de não possuir regulação. Logo podendo vim a contornar a regulação normal de fosfofrutocinase (PFK) da glicólise, podendo assim acelerar a síntese de gorduras.
Esse monossacarídeo também tem participação na via glicolítica no momento de preparação, sendo a segunda fase preparatória da reação.
Informações extras
Doenças Relacionadas
A intolerância a frutose é causada pela deficiência de uma enzima, Aldolase B, o aumento na
...