Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III
Por: arletedutraleal • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.108 Palavras (13 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO MANAUS – AM
SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE
ATPS – Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III
MANAUS-AM
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO MANAUS – AM
SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE
ATPS – Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III
EQUIPE: Abiail Ferreira de Lima Ra: 406280
Adilza Maria de Vasconcelos Coelho Ra: 432532
Arlete Dutra Leal Ra: 408114
Chirles Maria Rodrigues Ra:429445
Luzia Silva dos Santos Ra: 440702
Vânia Marinho Ra: 437071
[pic 1]
MANAUS-AM
2014
Sumário
- Introdução.....................................................................................................04
- Qual a importância do Seviço Social nos dias de hoje..............................05
- Filantropia / Serviço Social..........................................................................06
3.1 Assistencialismo / Serviço Social............................................................07
- Mercado de trabalho do Assistente Social ................................................08
- Atuação do assistente social no terceiro setor...........................................09
- Considerações finais....................................................................................11
- Referências bibliográficas...........................................................................12
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, do serviço social nos dia de hoje, a filantropia e o mercado de trabalho do assistente social. Identificando o contexto geral das práticas assistenciais, descrevemos o percurso tendo como base os tópicos principais, a ajuda ligado às ações do serviço social. E finalmente discorremos sobre o percurso metodológico, mostrando o referencial teórico. O Serviço Social na atualidade situa alguns desafios históricos que se apresentam aos Assistentes Sociais. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade.
2. Qual a importância do Seviço Social nos dias de hoje
O Serviço Social é uma profissão necessária em todas as áreas da sociedade, não somente nos dias de hoje, mais com certeza em todos os tempos, a emergência dessa profissão no Brasil foi na década de 1930 e atualmente está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas cujo objeto de intervenção são as expressões da questão social ou do problema social como é divulgado até os dias de hoje, por isso essa profissão se faz necessária em todas as esferas, porque é através dela que muitos problemas são solucionados.
O assistente social planeja e executa políticas públicas sociais voltados unicamente para o bem-estar da coletividade, isto é de fundamental importância para a integração do indivíduo na sociedade em que vivemos.
É uma profissão de qualidade e por tanto precisa ser respeitada por todos os outros profissionais, por estar incluída com os demais profissionais de outras áreas para juntos trazerem ou buscarem soluções para a nossa sociedade, é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumentos científicos multidisciplinar das ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas questões sociais, isto é: no conjunto de desigualdade que se originam entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho humano.
E os desafios dessa categoria é a intervenção profissional cotidiana, reconhecendo suas dimensões bem como a diferença entre instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social. É nesse terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica que são constantes, fazem de seu cotidiano um agir comprometido, isto é aliançados com a sua verdade, e com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão, contudo é na defesa dos direitos que esses profissionais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdades, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma ainda contestadora.
O Serviço Social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social e política, e econômica menos desigual que atue, reconhecendo nas determinadas estruturas e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se sempre contra injustiças que afetam os desamparados socialmente.
Então o Assistente Social atua nas expressões exclusivamente da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas públicas empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. É também dotado de formação intelectual e cultural, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho.
...