GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Monografias: GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VitorCesar • 20/5/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 531 Visualizações
Bragança Paulista, 2014.
INTRODUÇÃO
Etnia e um conceito derivado do grego ethinos que possui significado povo. A etnia é definida como uma comunidade ou povo de mesma afinidade, cultura, tradição, costumes , linguísticas, costumes e etc. O Termo etnia e muito confundido e associado erroneamente a raça; Raça e etnia não são sinônimos, raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, ou seja, características morfológicas como cor da pele, estatura, traços físicos e constituição física: e etnia resumidamente é definido por afinidades culturais e intelectuais independente do país em que estejam, exemplos descendentes de japoneses no Brasil são considerados de mesma etnia.
A Etnologia ciência que estuda a etnia apresenta que os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo. Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições. A Etnologia também tem uma vertente onde apresenta que a língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos, existe grande número de línguas e determinadas etnias são multilíngues, um país por exemplo apresenta varias etnias como Brasil que possui enumeras formas de se falar o português como sotaques, gírias e até mesmo o uso correto do português.
Alguns autores da ciência etnológica afirmam que o termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada no Antigo Testamento da Bíblia, onde as pessoas seguidoras do Judaísmo usavam o termo ethnos para descrever os que não eram judeus. Alguns autores acreditam que no Novo Testamento, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, este termo era usado para descrever as pessoas que não tinham sido evangelizadas, sendo que muitas vezes estes eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de evangelização.
Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa podendo revelar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem os mesmos fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo.
Devido a forma de expressão ser utilizada erroneamente foi derivado mais um termo etnocentrismo que consiste em considerar os costumes do nosso povo melhores do que os dos outros, e por esse motivo, pode criar discriminação em relação a outras etnias. Com essa descriminação ocorre no mundo inteiro conflitos armados de dominação ou desavenças de não considerar a cultura do outro a correta a se seguir pelo seu povo.
INVASÃO CRIMÉIA
A Criméia, povoada majoritariamente pela etnia russa, é a região da Ucrânia. Ela já pertenceu à Rússia antes de ser anexada a Ucrânia soviética em 1954. Cerca de 58% da população da Criméia são russos, 32% ucranianos e 10% tártaros, segundo o último senso nacional de 2001.
Em 18 de março de 2014, Vladimir Putin, assinou a lei sobre a integração da Criméia no território da Russia.
Representantes dos países da União Europeia se reúnem nesta segunda-feira (3) em Bruxelas para discutir a situação na Ucrânia. A Rússia continua com as tropas na República Autônoma da Crimeia e deu, segundo a rede britânica BBC, um ultimato às tropas ucranianas na península para se entregarem até a meia noite.
A invasão foi condenada pelas potências ocidentais. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, disse que a independência, a segurança e a soberania da Ucrânia precisam ser preservadas a qualquer custo. Em Kiev, o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, declarou que a crise na Ucrânia é a mais grave já enfrentada pela Europa no século XXI e ameaçou a Rússia com sanções.
Na terça-feira (4), o secretário de Estado americano, John Kerry, também desembarca no país para dar apoio aos ucranianos. Os Estados Unidos, a França e a Grã-Bretanha cancelaram uma viagem que fariam à Rússia esta semana para os preparativos da reunião do G8.
• Durante os últimos dias, a maioria russa da Crimeia tem saído à rua para protestar contra o governo recém instalado em Kiev, que consideram ilegítimo. Exigem um referendo onde possam decidir se a Crimeia: a) continua a fazer parte da Ucrânia, b) integra-se na Rússia ou c) declara a sua independência.
França e Grã-Bretanha anunciaram hoje a suspensão de sua participação nas reuniões preparatórias
...